Impactos econômicos do pre-sal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ANÁLISE DA CONJUNTURA ECONÔMICA:
PRÉ-SAL NO BRASIL

CAMPINAS 2012

Conteúdo
2 Introdução 3
3 O que é 4
4 O Pré- Sal brasileiro 4
5 Impactos 5
5.1 Impactos Econômicos 5
5.2 Impactos Sociais 6
5.3 Impactos Políticos 7
5.4 Impactos Ambientais 8
6 Conclusão 9
7 Notícia 10
8 Referências Bibliográficas 12

PRÉ-SAL
Introdução
O trabalho feito pelogrupo referente à matéria de Análise da Conjuntura Econômica consiste em uma apresentação sobre o Pré-Sal, reportando seu impactos sociais, econômicos e ambientais que acarretará.
O grupo iniciou seu trabalho explicando o que é o Pré-sal, ou seja, como ele é formado, seu tamanho médio, onde por ser encontrado e o que ele nos proporcionará. Depois de explicado as características gerais do Pré-Sal, ogrupo descreveu suas características no Brasil como: sua localização, tamanho, qualidade e volume esperado de petróleo e as metas de exploração.
Explicado suas características referentes ao Brasil, o próximo passo foi analisar as importâncias e impactos do Pré-Sal em um âmbito econômico, político, social e ambiental.
Economicamente, foi analisada a viabilidade da exploração do petróleo e seusimpactos no desenvolvimento e crescimento que o Pré-Sal proporcionará para o Brasil. No âmbito político, há questões como legalidade de algumas operações realizadas pela Petrobrás e de incentivos proporcionados pelo Estado, já que essa atividade envolverá a nação, e não só os estados em que o Pré-Sal está localizado. Socialmente o Pré-Sal será de grande importância para o país também, já que eletrará recursos nos quais poderão ser destinados a políticas sócias, educação e saúde. Mas podem existir alguns entraves a essa atividade de exploração de petróleo, como a questão do meio ambiente, pois, existem especialistas que acreditam em possíveis problemas ambientais que serão trazidos junto ao petróleo.
Depois de apresentar alguns importantes impactos que o Pré-Sal trará para nosso país, ogrupo encerrou seu trabalho descrevendo em sua conclusão alguns caminhos que acreditamos que o Brasil precisa seguir, para assim, otimizar o máximo possível dos recursos trazidos do Pré-sal, como: dinheiro, tecnologia e investimentos tanto públicos como privados.

O que é
Pré-Sal é um termo utilizado para caracterizar um conjunto de rochas situadas nas porções marinhas do litoral brasileiro,formadas há aproximadamente 100 milhões de anos a partir da decomposição de matérias orgânicos. Essas possuem um grande potencial de armazenar e gerar petróleo e gás natural. É denominada Pré-Sal porque são formadas rochas que se estende por baixo de uma longa camada de sal, que podem chegar a 2.000m de espessura e as rochas podem alcançar uma profundidade, ou seja, à distância da superfície dooceano até os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, de 7 mil metros.

O Pré- Sal brasileiro
No Brasil, o pré-sal está localizado em uma área que se estende do litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina. Mas existem pessoas que acreditam que a área do pré-sal pode ser ainda maior, como o geólogo Mário Rocha Mello, segundo ele a área é bem maior do que os 800 quilômetros jáencontrados, já que na realidade o pré-sal se estenderia do estado de Santa Catarina até o estado do Ceará e não o Espírito Santo, como é apresentado hoje. O petróleo encontrado no litoral brasileiro é considerado de média - alta qualidade, segundo a escala API (é uma escala arbitrária que mede a densidade dos líquidos derivados de petróleo). O volume de petróleo que armazenado pelo pré-sal aindanão possuem dados definitivos, mais as primeiras pesquisas apontam resultados bastante expressivos, como mostra os números encontrados e divulgados da acumulação de petróleo de Tupi, na Bacia de Santos, que apresenta volumes estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo. O Brasil ainda está iniciando suas atividades referentes ao pré-sal, já que o petróleo explorado pela Petrobrás se refere a...
tracking img