IMPACTOS DE UMA INTERVENÇÃO COM PAIS: O DESENPENHO ACADÊMICO E COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA.

1259 palavras 6 páginas
PSICOLOGIA - NOTURNO
PSICOLOGIA SOCIAL.
03/PS3Q41

REFLEXÕES CRÍTICAS A CERCA DOS IMPACTOS DE UMA INTERVENÇÃO COM PAIS: O DESENPENHO ACADÊMICO E COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA.

SANTOS
2012
APRESENTANDO A PESQUISA EXPERIMENTAL A Psicologia a princípio esteve ligada aos critérios rígidos ditados pela ciência positivista na busca de conhecimento verdadeiro, absoluto e inquestionável, sendo somente mais tarde contestada quando a existência dessa verdade absoluta e sua insuficiência para resolver problemas sociais, tendo como resultado o nascimento da Psicologia Social.
O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na Europa e floresceu nos Estados Unidos da América em meados do século XIX, defendendo que o conhecimento científico é o único modo válido de produzir conhecimento, baseando-se no método experimental como um caminho para a verdade a ser comprovada e jamais questionada. Segundo a perspectiva dos positivistas, somente pode-se afirmar que uma determinada teoria é correta se ela for comprovada através de métodos científicos válidos. A pesquisa experimental pode envolver grupos de controle, seleção aleatória e/ou manipulação de variáveis independentes, na qual o pesquisador procura reconstituir as condições de um fato a ser estudado, para observá-lo sob controle, tendo como objetivo demonstrar suas causas e efeitos.
Umas das principais críticas feitas a este modo de fazer pesquisa é quanto à neutralidade do pesquisador que coleta e manipula a amostragem realizada durante a pesquisa, que pode vir a provocar equívocos e ambiguidades. Kurt Lewin e Silvia Lane censuraram este modo de produzir pesquisa alegando que o pesquisador neutro não existe, pois, ele traz consigo uma representação social daquilo que se está estudando e sua simples ação de observar já o modificam.
Há diversos métodos de se fazer pesquisa em Psicologia, tendo em vista que toda psicologia é social, contudo, abordaremos somente

Relacionados