Impactos de residuos solidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
URBANOS

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

C DOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Prof. Luciana Andréa Pire
Rosimeire Midori Suzuki Rosa LimaThiago Augusto Domingos
Willian Luiz da Cunha

montes claros
2011

INTRODUÇÃO

Podemos destacar sobre os resíduos sólidos a importância e o tipo. A importância porque o nosso lixo bem usado rende lucratividade, trabalho com melhores condições para quem depende dessa atividade, equilíbrio para o ecossistema, água, solo saudável, e muitas outras vantagens, dependendo de uma boa educaçãoambiental.

DESENVOLVIMENTO

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos tais como: resíduos da construção civil, computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos entre outros. Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos. São originárias principalmente, deresidências, escolas, indústrias e construção civil. Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, como foi dito anteriormente, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo,jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosas. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas porcompostos químicos como o mercúrio, cádmio e chumbo com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
No Brasil, as leis voltadas para a conservação ambiental começaram a ser votadas a partir de 1981, com a lei que criou a Política Nacional do Meio Ambiente. Mais tarde, novas leis foram promulgadas, vindo a formar um sistema bastante completo de proteção ambiental. A políticaambiental brasileira propriamente dita se desenvolveu de forma tardia quando comparada às demais políticas setoriais brasileiras, e se deu basicamente em resposta às exigências do movimento internacional ambientalista. Nasceu e se desenvolveu nos últimos quarenta anos como resultados da ação de movimentos sociais locais e de pressões vindas de fora do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silvaenviou à Câmara dos Deputados no dia 06/09/2007 o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
OBJETIVOS:
• Abordar questões referentes à relação entre a legislação de resíduos sólidos e a sociedade, a política ou as empresas;
• Proporcionar subsídios para gestores e advogados ambientais, que estão iniciando suas atividades na área de legislação em resíduos sólidos, bemcomo, orientar a sociedade de um modo geral.
• Pesquisar as principais leis do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e as principais normas NBR's da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referentes aos resíduos sólidos.
Aprovada em 07 de julho de 2010 no senado, depois de tramitar por cerca de duas décadas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é considerada um avanço noBrasil, país no qual as cidades produzem 150 mil toneladas de lixo por dia, das quais 59% são destinadas aos lixões. . Em artigo publicado, no jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisadora, diretora e coordenadora da área de Meio Ambiente Urbano do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg, analisou os pontos positivos e negativos da nova lei. "Entre os positivos eu destacaria, em primeiro lugar, o fato...
tracking img