Impactos da copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organizações da sociedade civil se preocupam com os impactos negativos da Copa de 2014 no Brasil

O mundo ainda está sob o impacto da realização da Copa do Mundo de futebol na África do Sul e, enquanto os grandes meios de comunicação se preocupam em debater os resultados, especular sobre a escolha do novo técnico da seleção brasileira ou escolher a musa da competição, pouco ou nada é dito sobreos impactos desse megaevento esportivo sobre a população sul africana.

Pudemos ver pela televisão que vários estádios monumentais foram construídos para a Copa, mas não sabemos exatamente como e se eles serão aproveitados após o evento. Não sabemos também quantos postos de trabalho a Copa gerou, mas sabemos que o país sede do mundial esperava receber 40 mil prostitutas dentre o meio milhão devisitantes. Tampouco fomos informados (as) sobre o destino de milhares de excluídos (as) que por ventura estivessem no caminho das grandes obras de infraestrutura realizadas para preparar o país para receber a competição, mas podemos desconfiar que, quaisquer que tenham sido as melhorias, provavelmente não foram a eles (as) destinadas.



Todas essas questões e muitas outras precisam serlevantadas no momento em que os holofotes se voltam para o Brasil, marcado para o mês de julho de 2014. Questões como a utilização de dinheiro público para a construção de obras que não serão posteriormente aproveitadas pela população, priorização de intervenções urbanas que não mudam a vida de quem mais precisa delas – e ainda há muita gente precisando por aqui – e tantas outras como a exploraçãosexual de mulheres pela indústria da prostituição, o tráfico de pessoas, exploração de crianças etc.



Para refletir sobre elas, conversamos com integrantes de algumas organizações associadas à ABONG cuja atuação vai no sentido de denunciar e combater as práticas expostas acima. O Cedeca Ceará atua há mais de quinze anos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Já a FASE tem largaparticipação nas discussões sobre o direito à cidade e é integrante do Fórum Nacional de Reforma Urbana.



Confira abaixo as entrevistas.



Entrevista com Roberta Medeiros, assessora jurídica do Cedeca Ceará



INFORMES ABONG: Com a aproximação de eventos esportivos internacionais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, cresce a preocupação com a exploração infantil, especialmente a sexual.Qual é a relação entre esses eventos e a exploração de crianças?



CEDECA CEARÁ: É inegável a relação existente entre eventos como esses e o aprofundamento das desigualdades sociais e o consequente aumento de situações de exploração. Isso é o que pode ser percebido da análise dos investimentos que costumam ser realizados para a reestruturação dos espaços urbanos que recebem as atividades,bem como da forma que esse processo se desenvolve, beneficiando a uma pequena parcela da população detentora de poder econômico (empresários do setor de turismo, construção civil, imobiliário, transporte etc.).



Os processos de reestruturação urbana com essa finalidade costumam degradar sócio e ambientalmente os locais, desconsiderando a realidade e os anseios das comunidades que vivem noentorno dos equipamentos esportivos e nas rotas turísticas dos municípios envolvidos, alterando a sua dinâmica e aprofundando alguns problemas existentes na cidade, como a falta de moradias adequadas e a exploração sexual de crianças e adolescentes (os canteiros de obras são preponderantemente masculinos, aumentando os riscos de exploração sexual nessas regiões).



O modelo de turismoimpulsionado por eventos como esses é predatório, além de desconsiderar a população local, tira proveito dela, favorece todas as formas de exploração (exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, exploração do trabalho infantil).

Como se percebe, os danos sociais provocados não se concentrarão apenas durante a realização dos eventos, mas também durante a sua preparação e após o evento, quando...
tracking img