Impactos causados pela enchente de 2010 na cidade de são luiz do paraitinga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO




Ana Claudia S. Rampazzo – 909122242

Domenica Cristina E. C dos Santos – 909119502

Isabella de O. Teixeira – 909118188

Mayara Matheus Cavalcante – 9091807353

Rafael Crespo Nicolau – 910213986

Régis Benevides Pereira dos Santos – 910213695





TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I





IMPACTOS CAUSADOS PELA ENCHENTE DE 2010 NA CIDADE DESÃO LUIZ DO PARAITINGA















São Paulo

2011

Introdução

O turismo é um elemento importante para a vida socioeconômica de um determinado local, por ser uma atividade que gera a produção de bens e serviços para o homem visando suas necessidades básicas e secundárias. Conforme a Organização Mundial do Turismo – OMT (1995) o fenômeno chamado turismo ocorre somente quandopessoas buscam lugares distintos dos quais vivem com permanência inferior a um ano. Segundo o Ministério do Turismo (2009) está atividade é um dos setores mais dinâmicos e que mais crescem no mundo, representando 10,7% do PIB global. Com mais de 260 milhões de empregados e investimentos anuais de mais US$ 800 bilhões, aparece em posição de competição com alguns dos maiores e mais tradicionaissetores da economia mundial como a construção civil e a petroquímica.

Porém, muitas vezes, esta atividade pode sofrer interferências, seja por fatores internos ou fatores externos ao sistema, como foi o caso da cidade de São Luiz do Paraitinga. Considerada Estância Turística do Estado de São Paulo por atender a requisitos como condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturaisespecíficos, no começo do ano de 2010 sofreu a maior catástrofe de sua história, gerada por uma forte chuva, destruindo grande parte de sua cidade e, consequentemente, comprometendo o turismo e todo o Patrimônio Histórico e Arquitetônico.

A chuva elevou o nível do Rio Paraitinga em aproximadamente 10 metros e inundou praticamente todo o município. Segundo o IBGE (2010) 4.000 pessoas ficaram desabrigadas eoutras 5.000 desalojadas, em uma população estimada de 10.908 pessoas no ano de 2009.

Estes números mostram o impacto que a cidade sofreu em suas atividades comerciais que representam metade da renda do município. Além disso todo o seu patrimônio a céu aberto, herança de 200 anos atrás, ficou embaixo de água, totalizando aproximadamente 90 casarões e a igreja São Luiz de Tolosa, famosa matrizque desabou completamente.

As atividades turísticas também sofreram grande impacto, pois não foi possível realizar o carnaval do ano de 2010 com a mesma proporção dos anos anteriores, este considerado o maior evento da cidade, onde foi reduzido pela metade o número de foliões. Porém a cidade conta com outras segmentações turísticas que estão fora do centro da cidade como trilhas para mountainbike, caminhada e cavalgada, trechos de prática do arborismo e rafting no Rio Paraibuna.

Todavia, a cidade ainda vem se reconstruindo com a ajuda dos moradores e do governo no que diz respeito a infra estrutura, como no desassoreamento do rio, na restauração de todo centro histórico e das casas que foram destruídas. Para que com isso a cidade seja considerada não somente Patrimônio Estadual, mastambém Patrimônio Nacional.

Portanto, é objetivo do presente trabalho identificar os impactos da enchente de 2010 do município de São Luiz do Paraitinga.

São objetivos específicos:

- Entender as causas e consequências das enchentes.

-Identificar os impactos provenientes das enchentes em São Luiz do Paraitinga.

-Detectar a opinião dos profissionais ligados aos serviços turísticos eCOMTUR.

-Comparar a receita do município antes e depois da enchente.





METODOLOGIA

- Pesquisas bibliográficas em sites para levantamento de informações sobre o município de São Luiz do Paraitinga, enchentes em geral e enchente no município;
- Elaboração de um questionário, contendo 10 questões abertas e fechadas, para ser aplicado nos serviços turísticos na Cidade de São Luiz do...
tracking img