Impactos ambientas da actividade agro-pecuária

328 palavras 2 páginas
acessar o trabalho completo
Impactos Ambientais da Agropecuária
O principal impacto ambiental da atividade agropecuária é a modificação da forma de uso e ocupação do solo.
As atividades agropecuárias são muito importantes para a humanidade, pois estão diretamente relacionadas a produção de alimentos, assim, são geradoras de inúmeros impactos ambientais positivos, como, por exemplo, desenvolvimento regional. No entanto, existem impactos ambientais negativos decorrentes destas atividades, como a contaminação químicapor defensivos agrícolas, desmatamento, perda de biodiversidade, etc.
Contudo um dos impactos ambientais negativos mais relevantes, não só da pecuária, como também da agricultura, é a perda de solo, através da erosão. O processo erosivo provoca a degradação do solo, principalmente da sua camada orgânica, que também é a sua camada fértil, aumentando a necessidade de fertilização, o que pode acarretar em poluição dos lençóis freáticos. A contaminação por agroquímicos é uma constante naspropriedades agrícolas e produzem impactos sobre a saúde humana, poluindo as águas, o solo e o ar, prejudicando a flora e a fauna. Os processos erosivos podem atingir tamanhas proporções que podem gerar terríveis conseqüências econômicas e sociais, como a destruição de patrimônios naturais, passivos ambientais, e enormes prejuízos econômicos aos cidadãos, à administração pública e às atividades privadas. Os impactos gerados pela atividade da agricultura são:
Desmatamento - a derrubada de matasoriginais, inevitável devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maiores impactos ambientais. Erosão – é a perda de solo causada pelo uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até as rochas, tornando o solo não-agricultável.
Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade

Relacionados

  • Ac O Antropog Nica
    8831 palavras | 36 páginas
  • AQUACULTURA SISTEMA DE PRODU O ANIMAL EM EQUIL BRIO COM O MEIO AMBIENTE
    7609 palavras | 31 páginas
  • livro de economia
    411095 palavras | 1645 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas