Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A harmonia nas relações entre os seres vivos e o meio ambiente é chamada de equilíbrio ecológico. A quebra dessa harmonia é denominada de impacto ambiental.
Os impactos ambientais podem ocorrer em escala local, regional ou global. Entre os impactos ambientais mais importantes podemos destacar:

•  Poluição do ar;
• Chuva ácida;
• Inversão térmica;
• Efeito estufa;
•Destruição da camada de ozônio.

Sendo a interferência humana e suas atividades a maior responsável pelos grandes impactos ambientais em ecossistemas naturais.
As cidades são grandes poluidoras do ar, águas e solos devido ao lixo urbano. As atividades agrárias agridem a natureza através do uso irregular de técnicas de cultivo e agrotóxicos, provocando ou acelerando a erosão do solo, poluição daságuas, desmatamentos e queimadas. No entanto, o grande vilão em agressão ao meio ambiente é a indústria, que afeta o ar, a água, as florestas, o solo e fabrica quase tudo que se torna lixo na sociedade, ou seja, a maior responsável pela poluição.
A palavra poluição vem do latim pollutione e significa sujar. No meio ambiente, a poluição pode acontecer de três formas principais: quando sãointroduzidas na natureza substâncias naturais que não fazem parte do seu ecossistema (petróleo ou matéria orgânica); quando são introduzidos na natureza materiais estranhos ou produtos químicos (produtos industriais e agrotóxicos); quando são introduzidos no ar atmosférico gases diversos, estranhos à atmosfera ou a quantidade já existente seja acentuada provocando o desequilíbrio natural.
Os inúmerosimpactos ambientais ocorridos na história da humanidade trouxeram problemas que ameaçam não só a sobrevivência da espécie humana como a dos demais seres vivos na face da Terra.
Rios, lagos, águas subterrâneas, oceanos são contaminados por inúmeros poluentes. O ar nas grandes cidades está irrespirável, bem como a concentração de gases na atmosfera vem alterando substancialmente sua composiçãoquímica, acentuando o efeito estufa natural. Os desmatamentos, queimadas e a desertificação avançam de forma estrondosa. Mudanças Climáticas, secas, furacões se acentuam por todo o globo. Inúmeras espécies de vegetais e animais, tanto em terra quanto no mar, estão extintas ou em vias de extinção, isto tudo sem mencionar o aquecimento global, que já é uma ameaça iminente.

2 Impactos Ambientais(2º parte)
Resumo: este tutorial explicará como o homem tem-se auto prejudicado por poluir o meio em que vive; quais as consequências para o homem e o planeta?
Para existir um ecossistema, pressupõem-se a existência e um ambiente em perfeito equilíbrio, formado pela relação entre plantas, animais, clima e solo. Além disso, a existência de um ecossistema implica também auto-suficiência e,portanto, a existência de organismos produtores de matéria e energia e a de consumidores e decompositores. Sendo assim, pode-se falar na existência de um sistema urbano. A cidade forma um sistema especial. Ela é apenas uma etapa consumidora, interferindo em vários ecossistemas.
Assemelhando-se a um ecossistema, a cidade consome matéria e energia e gera subprodutos, mas, apesar disso, não recicla nada.Esse é o seu grande problema. As grandes aglomerações urbano-industriais consomem incrível quantidade de energia e matérias-primas, muito mais do que o necessário para sustentar suas populações. Assim, também produzem toneladas e toneladas de subprodutos que, não sendo reciclados, vão se acumulando no ar, no solo e nas águas, causando uma série de desequilíbrios no meio ambiente.
3.1Poluição
O termo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Essas alterações podem ser:
» Inicialmente, apenas das proporções ou das características de um dos elementos que formam o próprio meio.
» Resultado...
tracking img