Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nas últimas duas décadas, temos presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservação ambiental. A população mundial tem mostrado que está cada vez mais consciente de que o modelo atual de desenvolvimento econômico, tanto em países desenvolvidos, como naquele em vias de desenvolvimento, está intimamente associado à degradação do meioambiente, com impactos diretos na qualidade de vida e na própria sobrevivência da espécie humana.
Graças ao aumento do interesse pelas questões ambientais e aos recentes avanços tecnológicos e científicos, conhece-se mais sobre os problemas ambientais do que se conhecia no passado. Isso, porém, não tem sido suficiente para deter o processo de degradação ambiental em curso.
O modelo dedesenvolvimento atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem levado à produção de níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis em praticamente todas as regiões do globo. Esses processos de degradação têm sua origem em um modelo complexo e predatório deexploração e uso dos recursos disponíveis, onde conceitos como preservação, desenvolvimento sustentável, igualdade de acesso aos recursos naturais e manutenção da diversidade das espécies vegetais e animais estão longe de serem realmente assumidos como princípios básicos norteadores das atividades humanas.







REFERENCIAL TEÓRICO
A Revolução Industrial no século XVIII provocou profundasalterações no ambiente natural, observadas de forma positiva ao promover o crescimento econômico e abrir as perspectivas de maior geração de riqueza, prosperidade e melhor qualidade de vida, e de forma negativa quando esse crescimento utiliza grandes quantidades de energia e de recursos naturais, resultando na degradação contínua do meio ambiente.
“A industrialização trouxe vários problemasambientais, como: alta concentração populacional, devido à urbanização acelerada; consumo excessivo de recursos naturais, sendo que alguns não renováveis (petróleo e carvão mineral, por exemplo); contaminação do ar, do solo, das águas; e desflorestamento, entre outros.” (DIAS, 2010. p.6.)
O aumento da capacidade produtiva do homem através da industrialização a partir do século XVIII desencadeou odescontrole da manutenção dos recursos naturais que se tem hoje, Dias (2010, p.6) afirma ainda que:
“Sem dúvida, os novos mecanismos e formas de produção, acrescidos da exploração intensiva e sistemática dos recursos naturais trazidas pela Revolução Industrial, generalizaram-se e se espalharam de forma descontrolada, sem prever as conseqüências para o meio ambiente. Os processos deindustrialização aumentaram de forma espetacular, mas foram concebidos de forma irracional, tendo como resultado o grave problema ambiental que afeta todo o planeta nos dias de hoje.”
Entre as inúmeras conseqüências da industrialização destaca-se a destinação dos resíduos de qualquer tipo (sólido, líquido ou gasoso) que sobra do processo produtivo, e que afetam o meio ambiente natural e a saúde humana. Ao longodo século XX, foram os grandes acidentes industriais e a contaminação resultante deles que acabaram chamando a atenção da opinião pública para a gravidade do problema. Ao longo dos anos os impactos tornaram-se mais evidentes, sendo necessária a criação de uma Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD). A comissão promove conferencias onde os poderes globais discutemalternativas e políticas que busquem reverter os efeitos negativos do desenvolvimento. Em uma das conferências chegou-se a seguinte conclusão: “A proteção ambiental constitui parte integrante do processo de desenvolvimento, e não pode ser considerada isoladamente deste.” (CMMAD, 1991, apud DIAS, 2010, p.19).
Para Dias (2010): “O meio ambiente e o desenvolvimento são duas faces da mesma moeda com...
tracking img