IMPACTOS AMBIENTAIS x TRANSPORTES MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PERDA DE FLORESTAS E LAVOURAS

4187 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA
DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES
IMPACTOS AMBIENTAIS x TRANSPORTES MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PERDA DE FLORESTAS E LAVOURAS
Salvador
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA
ANADIR SOUZA,

IMPACTOS AMBIENTAIS x TRANSPORTES Salvador
2013
INTRODUÇÃO
A preocupação com o problema ambiental urbano surgiu no Brasil a partir do crescimento das cidades e de sua frota de veículos motorizados. Até a década de 1970 este problema não existia para a maioria da população ou para o governo. A partir da década de 1990, os operadores privados de transporte e suas associações e a sociedade civil como um todo começaram a gerar propostas e ações de redução dos impactos ambientais negativos do transporte
O uso dos meios de transporte implica no consumo de recursos naturais e na produção de impactos negativos como congestionamentos, poluição e acidentes. O estudo destes impactos e dos níveis de consumo de recursos é importante tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de vista social, para identificar quem causa e quem sofre os impactos e como recursos públicos estão sendo distribuídos e utilizados para redução destes. Desta forma, pode-se discutir alternativas de investimento no sistema de transporte e de distribuição dos benefícios e custos entre os usuários que melhorem a eficiência e a eqüidade no uso dos recursos públicos.
No decorrer deste trabalho, são abordados os principais fatores considerados para a análise de impacto ambiental do transporte, tais como: aumento de gás carbônico na atmosfera, geração de poluentes. Impacto da fabricação do veículo, impacto das vias de circulação, resíduos gerados pelo transporte, descarte de pneus, estabelecendo uma relação desses impactos com o foco do assunto no que diz respeito a mudanças climáticas, perda de florestas e lavouras, como também são abordados conteúdos de legislações diretamente ligados ao tema.
IMPACTOS AMBIENTAIS
Quando o

Relacionados