Impactos ambientais na produção de energia eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Introdução

Vivemos em uma era de preocupação ambiental e o uso de nossos recursos energéticos é um dos principais fatores a afetar o ambiente.
As fontes de energia fornecem alguns dos elementos mais cruciais na construção de uma sociedade moderna, e tornam possíveis muitas das amenidades de que desfrutamos hoje em dia. Porém, a qualidade devida é medida por outros fatores além dos bens materiais; a saúde e o bem-estar humanos e a natureza dos nossos sistemas sociais representam papéis importantes, senão fundamentais. Percebemos que somos parte de um quadro maior e que nosso bem-estar não pode ser dissociado do bem-estar do planeta.
A produção de energia e potência pode causar diversos efeitos ambientais adversos. Inquietaçõesrelacionadas com o aquecimento global, a chuva ácida e os resíduos radioativos ainda nos perseguem hoje em dia, e cada um destes temas está relacionado com a forma como usamos energia, entendendo que, o uso adequado desse recurso requer que se leve em consideração tanto as questões sociais como as tecnológicas.
E para melhor compreensão do tema abordado neste trabalho – impactos ambientais nageração de energia elétrica -, é necessário entender o que é energia e, principalmente, o que são impactos ambientais.

1. Energia: Uma definição inicial

A energia é um dos principais constituintes da sociedade moderna. Ela é necessária para se criar bens a partir dos recursos naturais e para fornecer muitos serviços dos quais temos nos beneficiado. O desenvolvimento econômico e os altos padrõesde vida são processos complexos que compartilham um denominador comum: a disponibilidade de um abastecimento adequado e confiável de energia.
A energia pode ser ilustrada de muitas formas. Pode-se pensar sobre a “energia” que determinada pessoa tem ou sobre a energia cinética que uma pedra adquire ao ser jogada ou sobre a energia responsável pelo movimento dos automóveis ou, ainda, sobre aenergia utilizada para a geração de luz e calor. O dicionário define energia como a “capacidade para a ação vigorosa; força inerente, forças potenciais”. A energia pode ser encontrada em muitas formas, seja como vento ou água corrente e armazenada em matéria, como os combustíveis fósseis – petróleo, carvão, gás natural – que pode ser queimada para uma “ação vigorosa”.
A energia é melhor descrita emtermos do que ela pode fazer. Não podemos “ver” a energia, apenas seus efeitos; não podemos fazê-la, apenas usá-la. A energia não é valorizada por si própria, mas pelo que pode ser feito com ela.

Energia não é um fim em si mesma, declara Richard Balzhiser*. Os objetivos fundamentais que devemos ter em mente são uma economia e um ambiente saudáveis. Temos que delinear nossa política energéticacomo um meio para atingirmos estes objetivos, e não para este país, mas também em termos globais.

A energia não é criada ou destruída, mas apenas convertida ou redistribuída de uma forma para outra, como por exemplo, a energia eólica é transformada em energia elétrica ou a energia química em calor.
Entender energia significa entender os recursos energéticos e suas limitações, bem como asconseqüências ambientais da sua utilização, sabendo que, energia, meio ambiente e desenvolvimento econômico estão forte e intimamente conectados.

2. Impactos Ambientais

Dentro de uma visão tradicional, um impacto ambiental pode ser definido como qualquer alteração no meio ambiente que resulte das atividades humanas e afete o funcionamento dos sistemas. Exemplos desses impactos sãofrequentemente registrados e vêm sendo discutidos, como o efeito estufa, o desmatamento, a extinção de espécies e seus efeitos sobre o bem-estar humano e a saúde dos ecossistemas.
Entretanto, é importante ressaltar que existem impactos ambientais resultantes de fenômenos naturais como tempestades, terremotos, furacões, dentre outros. Estes fenômenos também ocasionam alterações nos ecossistemas, sem...
tracking img