O Entulho gerado pela construção civil

Gustavo Albuquerque Caristo Gustavo Peluso dos Santos Resende

É fácil observarmos nas ruas de nossas cidades um grande número de caçambas repletas de entulhos, que são retirados diariamente de obras e reformas que se iniciam e terminam todos os dias, em nossa cidade. O descaso com que todo esse material proveniente de demolição é tratado mostra como a construção civil está atrasada em nosso país. O entulho de construção civil representa, hoje, um dos maiores problemas para o saneamento público municipal, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Estima-se que as grandes e médias cidades brasileiras geram uma massa de entulho que pode chegar a 70% do total dos resíduos sólidos urbanos produzidos.

A reutilização e a reciclagem do entulho surgem, juntamente com a redução da quantidade gerada, como alternativas para a redução destes problemas. Neste sentido, têm sido realizadas várias pesquisas, no país, no intuito de se reciclareste material. Dessa forma, o estudo de soluções práticas, que apontem para a reciclagem do entulho na própria construção civil, contribui para amenizar os problemas urbanos gerados pelos depósitos clandestinos deste material e pelos aterros de inertes.

Ao mesmo tempo, este processo introduz no mercado um novo material, com grande potencialidade de uso, proporcionando melhorias não apenas ambientais e sociais, mas também econômicas tanto para as administrações públicas (no que tange aos processos corretivos) como também para as empresas de construção civil no que diz respeito ao gerenciamento destes resíduos.

Um estudo está sendo feito para analisar quais as características do concreto produzido com a substituição integral dos agregados convencionais (areia e brita) pela fração mineral do entulho. Para isso, adotaram-se duas premissas básicas: aproveitar a maior quantidade de resíduo possível, de forma a otimizar o processo de reciclagem e a minimizar a quantidade de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Impactos ambientais na costrução civil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Ambientais-Na-Costru%C3%A7%C3%A3o-Civil/4209.html

MLA

"Impactos ambientais na costrução civil" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Ambientais-Na-Costru%C3%A7%C3%A3o-Civil/4209.html>.

MLA 7

"Impactos ambientais na costrução civil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Ambientais-Na-Costru%C3%A7%C3%A3o-Civil/4209.html>.

CHICAGO

"Impactos ambientais na costrução civil." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Ambientais-Na-Costru%C3%A7%C3%A3o-Civil/4209.html.