Impactos ambientais na comunidade, fauna e flora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnico em Segurança do Trabalho



IMPACTOS AMBIENTAIS NA COMUNIDADE, FAUNA E FLORA

A indústria petrolífera é potencialmente poluidora durante todo o seu processo que vai da extração, tanto em terra com no mar, até a utilização de seus derivados como a gasolina e o óleo diesel, passado pela sua atividade de refino. Entretanto, os dois principais focos de preocupação sobre a poluiçãocausada pela indústria petrolífera são os que se referem ao vazamento de óleos nos ambientes marinhos e poluição do ar pela queima dos derivados de petróleo.

A poluição do mar por óleo
Temos apenas a mais vaga das idéias de quanto ela ocorre, e apenas uma pequena fração é vista por gente em terra. Embora o óleo seja o poluente mais aparente dos oceanos,as propriedades mecânicas e químicas do óleovariam muito de acordo com sua origem, grau de processamento (se houver), temperatura e condições do mar. Sabemos que o petróleo é tóxico, mas é arriscado fazer generalizações porque ele consiste em muitos componentes que, por sua vez, formam outros compostos no ambiente.

Origens
A quantidade de óleo derramado no meio marinho é provavelmente entre 3 a 6 bilhões de litros por ano, cerca de ummilésimo do total extraídos na exploração. A maior parte da poluição dos mares, todavia, está associada com transporte do petróleo dos poços para os centros industriais.Os navios são considerados responsáveis pela maior parte do derramamento durante:1) ajustagem do peso e lastro do navio;2) carga e descarga;3) acidentes.Até há pouco tempo parte da poluição era causada por uma operação rotineira. Ospetroleiros que transportam óleo Bruto, não podem navegar vazios. As hélices e o leme estariam parcialmente expostos, perdendo perigosamente sua estabilidade. A solução era bombear água do mar para dentro dos tanques de petróleo, até que o navio chegasse a um porto onde mais petróleo pudesse ser carregado. Como sempre ficam resíduos de petróleo nos tanques, estes tinham que ser limposprimeiramente para a água oleosa não poluísse o porto durante o carregamento de óleo. Assim, cerca de 4% de cada carregamento de petróleo eram bombeados para fora do navio juntamente com a água de lavagem do petroleiro.Devido a fortes críticas e sanções em alguns países, os operadores de navios começaram a usar um tanque especial para guardar a água de lavagem e separar a maior parte do petróleo pararecuperação.Conhecido com CEC, abreviação de “carga em cima” (ou em inglês. LOT – abreviação de
load on top):
ela refere-se ao carregamento de óleo bruto novo por cima dos resíduos de água e óleo nos tanques. Mais de três quartos dos petroleiros agora possuem esses tanques de armazenagem.Acidentes marítimos respondem pelos maiores índices isolados de derramamento.Todo ano ocorrem entre cinqüenta a cemincidentes sérios que envolvem danos a petroleiro se derramamento de óleo. Quanto o “Torrey Canyon” bateu em rochedos próximos ao canal da Mancha em Março de 1967, uns cento e vinte milhões de litros de óleo foram derramados ao mar. No ano seguinte, o “World Glory” sofreu um dano no casco e despejou mais duzentos milhões de litros de petróleo nas águas da África do Sul. Mais recentemente pode sercitado ocaso catastrófico do “Exxon Valdez”, o petroleiro 42 milhões de litros de óleo na costa do Alasca em 1989, comprometendo o ecossistema por 10 anos. Devido a este acidente o governo americano intimou o aumento da segurança dos petroleiros e passou a aplicar uma multa de 700 milhões de dólares aos petroleiros que deixassem vazar óleo na costa americana. Economias feitas no projeto, construçãoe operação dos navios aumentam a possibilidade de acidentes. Apenas uma única chapa do casco separa o óleo das águas do oceano. Hélices simples são as mais econômicas, mas reduzem a manobrabilidade e a capacidade de fazer parar os petroleiros.
O treinamento da tripulação tem sido criticado, e as comunicações dentro dos navios são muito deficientes. Atualmente as providências legais prevêem a...
tracking img