Impactos ambientais na agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luís Filipe Lopes Costa

IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA

Salvador
2011
Luís Filipe Lopes Costa

IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA

Trabalho apresentado à disciplina de
Geografia, no C.P.M, Turma IIºF, sob
orientação do Prof. Ivan.Salvador
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................. 01
2. IMPACTOS AMBIENTAIS NA AGRICULTURA............................ 02
2.1Principais Impactos...................................................................... 03
2.2 As Florestas Tropicais................................................................. 03
2.3Impactos ambientais em ecossistemas agrícolas....................... 05
2.4 Poluição com agrotóxicos............................................................ 05
2.5 Erosão.......................................................................................... 05
2.6 O combate a erosão..................................................................... 05
3.CONCLUSÃO................................................................................. 06
4. BIBLIOGRAFIA............................................................................... 06

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será mostrado como o homem tem interferido nos vários ecossistemas naturais, e como essa interferência tem prejudicado o próprio homem, quando não é feita de maneira correta.

Impactos Ambientais
Desdeque os mais distantes antepassados do homem surgiram na terra, eles vêm transformando a natureza. Durante muitos séculos, o homem foi bastante submisso a natureza. Enquanto ele era caçador e coletor, sua ação sobre o meio ambiente restringia-se a interferência em algumas cadeias alimentares, ao caçar certos animais e colher certos vegetais para seu consumo. A utilização do fogo foi, talvez, aprimeira grande descoberta realizada pelo homem, permitindo que ele se aquecesse nos dias mais frios e cozinhasse seus alimentos. Ainda assim, o impacto sobre o meio ambiente era muito reduzido.
 
Com o passar do tempo, alguns grupos humanos descobriram como cultivar alimento e como criar animais. Com a revolução agrícola, há aproximadamente 10.000 a.C, o impacto sobre a natureza começou a aumentargradativamente, devido a derrubada das florestas em alguns lugares para permitir a pratica da agricultura e pecuária. Além disso, a derrubada de matas proporcionava madeira para a construção de abrigos mais confortáveis e para a obtenção de lenha. A partir de então, alguns impactos sobre o meio ambiente já começaram a se fazer notar: alterações em algumas cadeias alimentares, como resultado daextinção de espécies animais e vegetais; erosão do solo, como resultado de pratica agrícolas impróprias; poluição do ar, em alguns lugares, ela queima das florestas e da lenha; poluição do solo e da água, em pontos localizados, por excesso de matéria orgânica.
 
Outro importante resultado da revolução agrícola foi o surgimento das primeiras cidades, há mais ou menos 4.500 anos. A população humanapassou a crescer num ritmo mais rápido do que até então.
 
Ao longo de séculos e séculos, os avanços técnicos foram muito lentos, assim como o crescimento populacional. Desde o surgimento do homem, a população mundial demorou mais de 200 mil anos para atingir os 170 milhões de habitantes, no inicio da era cristã. Depois, precisou de “apenas” 1.700 anos para quadruplicar, atingindo os 700 milhões asvésperas da Revolução Industrial. A partir daí, passou a crescer num ritmo acelerado, atingindo quase 1,2 bilhões de pessoas por volta de 1850. Cem anos depois, em 1950, esse número já tinha dobrado novamente, atingindo aproximadamente 2,5 bilhões de seres humanos. Desde então o crescimento foi espantoso. Em 1970, já éramos mais de 3,5 bilhões e, em 1990, ultrapassamos os 5 bilhões de...
tracking img