Impactos ambientais em areas urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS URBANAS
Assistimos diariamente pelas redes de televisão, notícias sobre catástrofes provocadas pelas enchentes, mormente na região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. As chuvas nestas regiões tendem a ser mais intensas e em períodos relativamente mais curtos de tempo, do que ocorriam em anos anteriores. Os cientistas explicam esses acontecimentos relacionando-os aosfenômenos El Niño e La Niña. (El Niño é a alteração do clima em todo o Pacífico equatorial: as massas de ar quentes e úmidas acompanham a água mais quente, provocando chuvas excepcionais na costa oeste da América do Sul e secas na Indonésia e Austrália). Veja vídeo: http://www.outorga.com.br/El_Niño.wmv (La Niña é o fenômeno inverso, caracterizado por temperaturas anormalmente frias, também no fimdo ano, na região equatorial do Oceano Pacifico, muitas veze, mas não sempre seguindo-se a um El Niño).Entretanto, esses fenômenos no aquecimento e arrefecimento global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso. Veja vídeo: http://www.outorga.com.br/La_Niña.wmv A concentração urbana no Brasil é da ordem de 80% da população, e o seu desenvolvimento tem sido realizado de forma poucoplanejada, com grandes conflitos institucionais e tecnológicos. Barretos, pelos dados do Censo – 2011 possui uma população total de: 112.102 habitantes, sendo 108.687 hab. (96,95%) na área urbana e 3.415 hab. (3,05%) na área rural. Um dos principais problemas relacionados com a ocupação urbana são as inundações e os impactos ambientais. A tendência atual do limitado planejamento urbano integrado estálevando as cidades a um caos ambiental urbano com custo extremamente alto para a sociedade. Este caos está relacionado principalmente com a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos em razão do inadequado saneamento, as inundações urbanas devido à ocupação de área de risco e desenvolvimento da drenagem urbana imprópria, ampliando os problemas e gastando os recursos de forma a agravaros problemas, além da inapropriada disposição de material sólido.

Para reverter este processo é necessário criar conhecimento e transferi-lo para a sociedade na forma do ensino de graduação e pós-graduação e de publicações e livros que suportem esta formação. A visão limitada de tratar os processos de forma isolada ou compartimentada é uma das primeiras causas dos problemas citados.

LuizAntonio Batista da Rocha - Eng. Civil – rocha@outorga.com.br - www.outorga.com.br

Página 1

Além disso, os gestores públicos antes de contratarem projetos de drenagem que irão impactar inúmeras famílias e firmas em obras (Fundo de Vale), deveriam no mínimo verificar se os projetos já executados pelos engenheiros projetistas tiveram sucesso ou provocaram inundação logo após o término das obraspor eles projetadas. É necessário quebrar o vínculo comparativista do conhecimento e tratar os problemas de forma interdisciplinar. A minimização e o controle dos problemas relacionados com a inundação e o ambiente são nitidamente interdisciplinares e exigem uma ampla visão para buscar soluções adequadas.

Alagamentos no Crato – O alerta veio da Academia
Publicado: 28-01-2011 | Autor: Eliomar deLima | Categoria(s): Chuvas, Cidades

Rastro de destruição
Luiz Antonio Batista da Rocha - Eng. Civil – rocha@outorga.com.br - www.outorga.com.br Página 2

A professora Maria Edilmeire A. Tavares deixou comentários veja nota. Refere-se ao caso do alagamento registrado na cidade do Crato, consequência da forte chuva (172 mm), que fez o rio Granjeiro transbordar. Ela, inclusive, informa terfeito trabalho de pósgraduação a respeito e lamenta que as autoridades não tenham levado em consideração alertas desse trabalho cientifico apresentado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Confira a nota: Caro Eliomar de Lima - Existem alguns trabalhos publicados assim como a minha dissertação de Mestrado sobre essa problemática todos os anos repetida no município do Crato. Porém, é...
tracking img