Impactos ambientais de aterros sanitários em áreas cársticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

A geração de resíduos é inevitável, porém a gestão destes é obrigatória. Sendo assim, é necessário optar pela destinação final que apresente o sistema mais eficiente e seguro, cujo sistema é considerado o aterro sanitário. Entretanto, qualquer tipo de destinação final de resíduos é considerado impactante ao meio ambiente. Portanto, leva-se em consideração a localização daimplantação de aterros sanitários, cujas áreas preferencialmente não apresentem grande fragilidade ambiental. Contudo, existem situações em que o aterro sanitário é estabelecido em regiões com alta vulnerabilidade. Diante do exposto, segue a linha dos impactos ambientais da atividade do aterro sanitário em áreas sensíveis ambientalmente, como é o caso de regiões cársticas.

1.1 Formulação doProblema
Qual o agravante de ter um aterro sanitário em área cárstica?

1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
Analisar os impactos ambientais de aterro sanitário em áreas cársticas.

1.2.2 Objetivo Específico
Intensificar a análise e o conhecimento sobre o aterro sanitário, como tipos de resíduos, exigências técnicas, área de instalação, impactos ambientais e medidas mitigadoras. Assimcomplementando a análise, serão investigadas informações de
áreas cásrticas, suas formações, reações e agravantes de áreas com essas características. Para discutir o assunto e concluir, serão confrontadas algumas informações e verificado quais as ações mais adequadas.

1.3 Justificativa
A intenção de investigar o referido assunto, partiu da ignorância de informações de aterro sanitário e acuriosidade de carste.

1.4 Hipóteses
Entre os impactos ambietais causados por aterros sanitários o mais significativo é a poluição de aquíferos.

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 RESÍDUOS SOLIDOS URBANOS (RSU)

Os resíduos sólidos, vulgo lixo são restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, descartáveis ou indesejáveis. Normalmente, apresentam-se sob oestado sólido, semisólido ou semilíquido.
Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com a sua origem, como: resíduos industriais, resíduos dos serviços de saúde, resíduos especiais e os resíduos urbanos, sendo que cada classificação de resíduos tem a sua recomendação quanto à destinação final adequada.

2.1.1 Classificação dos Resíduos Urbanos
Os resíduos sólidos urbanos, de modogeral, são produzidos em aglomerado urbanos, excetos os resíduos industriais perigosos, hospitalares sépticos e de aeroportos e portos. Sendo assim, a classificação dos resíduos urbanos pode ser discriminada de acordo com a sua procedência, como:
• resíduos domiciliares ou domésticos, oriundos de residências e constituídos essencialmente por embalagens plásticas, papel, papelão, vidro, e metal;restos de alimentos, revistas, jornais, etc.;
• resíduos comerciais, basicamente compostos por papel, papelão e embalagens em geral, produzidos a partir de atividades realizadas em escritórios, mercados, terminais, hotéis, lojas, teatro, cinemas, etc.;
• resíduos públicos, são provenientes do efeito de limpeza de vias publicas, jardins e praças, formado basicamente por embalagens,papéis, folhagens, restos de cigarros e sedimentos diversos.
Entre as diversas formas de destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos - (RSU) ambientalmente adequadas, destaca-se a incineração, a digestão anaeróbica e o aterro sanitário. De fato, existem outras formas de disposição final utilizada por grande parte dos municípios brasileiros, como lixões (disposição a céu aberto) e aterros controlados,que ambientalmente é inadequado devido à carga de poluição/contaminação do solo, água e ar. Sendo assim, o aterro sanitário é a forma mais recomendável para dar destinação final aos resíduos sólidos.

2.2 ATERRO SANITÁRIO

[pic]
Figura 1 - Esquemática de um aterro sanitário

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, NRB 8419, apresenta a seguinte definição para...
tracking img