Impactos ambientais da agropecuária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos Ambientais da Agropecuária
O principal impacto ambiental da atividade agropecuária é a modificação da forma de uso e ocupação do solo.
As atividades agropecuárias são muito importantespara a humanidade, pois estão diretamente relacionadas a produção de alimentos, assim, são geradoras de inúmeros impactos ambientais positivos, como, por exemplo, desenvolvimento regional. No entanto,existem impactos ambientais negativos decorrentes destas atividades, como a contaminação química por defensivos agrícolas, desmatamento, perda de biodiversidade, etc.
Contudo um dos impactosambientais negativos mais relevantes, não só da pecuária, como também da agricultura, é a perda de solo, através da erosão. O processo erosivo provoca a degradação do solo, principalmente da sua camadaorgânica, que também é a sua camada fértil, aumentando a necessidade de fertilização, o que pode acarretar em poluição dos lençóis freáticos. A contaminação por agroquímicos é uma constante naspropriedades agrícolas e produzem impactos sobre a saúde humana, poluindo as águas, o solo e o ar, prejudicando a flora e a fauna.
Os processos erosivos podem atingir tamanhas proporções que podem gerarterríveis conseqüências econômicas e sociais, como a destruição de patrimônios naturais, passivos ambientais, e enormes prejuízos econômicos aos cidadãos, à administração pública e às atividadesprivadas.
Os impactos gerados pela atividade da agricultura são:
Desmatamento - a derrubada de matas originais, inevitável devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maioresimpactos ambientais.
Erosão – é a perda de solo causada pelo uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda está retirando todas as camadas superiores do solo, chegando até asrochas, tornando o solo não-agricultável. Além disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazão e qualidade da água.
Perda de biodiversidade – as espécies estão...
tracking img