Impactos ambientais causados pela agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos ambientais causados pela agricultura

A agricultura tem tido há muitos séculos a responsabilidade de fornecer alimentos para a humanidade. Para cumprir esse objetivo, já ocupou mais de umquarto da superfície terrestre.
A procura por terras cultiváveis já destruiu cerca de 30% das florestas originais dos continentes. Na verdade, a agricultura causou os primeiros impactos ambientaisquando o homem aprendeu a cultivar plantas alimentícias e a criar animais. O crescimento populacional só fez agravar as consequências desses impactos.

A modernização do campo e os avançostecnológicos dos últimos anos precisam ser analisados de ângulos diferentes. Se, de um lado, proporcionaram o aumento da produção de alimentos e a adoção de novas técnicas para a proteção do meio ambiente, deoutro, não permitiram a igual distribuição desses benefícios. Além do mais, podemos dizer que a tecnologia que protege também agrava a degradação ambiental. O homem usa técnicas para combater a erosão dosolo, mas o polui com o uso de agrotóxicos.
Quando falamos em avanços tecnológicos, não podemos esquecer que a maior parte dos países da Ásia, da África e da América Latina não tem acesso a essasmelhorias. Além disso, são países situados nas regiões intertropicais, onde milhões de hectares de savanas, campos e florestas queimam todo ano.
Embora as estatísticas mostrem que a produção dealimentos é suficiente para manter a população mundial, a má distribuição e o mau uso das áreas agrícolas são responsáveis pela existência da enorme massa de famintos em muitas partes do mundo. Segundo a FAO(Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), essa massa totaliza 786 milhões de pessoas subnutridas.
Grande parte das terras ocupadas por atividades agrárias é formada por áreas desolos de baixa fertilidade ou por terrenos acidentados com pouca produtividade. Estima-se que mais de 60% das áreas agrícolas estejam em processo de degradação.
Entre os muitos impactos ambientais...
tracking img