Impacto no ambiental taquaral bosque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS
NO TAQURAL BOSQUE

















Campo Grande – MS
Junho/2009





















Introdução

Neste trabalho conceituaremos o que é impacto ambiental e descrever cada problema ambiental, dando como exemplo a área urbana do Taquaral Bosque.
Vamos procurar encontrar soluções para estes problemas citando o EIA (Estudo deImpacto Ambiental).



















Campo Grande – MS
Junho/2009
Impacto Ambiental

Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; asatividades sociais e econômicas; a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.

Problemas Ambientais

- Desmatamento
O desmatamento é resultado direto do conjunto de atividades humanas desenvolvidas ao longo de décadas, esse processo ocorre impulsionado essencialmente pela produção industrial, além do crescimento populacional, fatores queocorrem em nível global.
Cada vez mais aumenta o processo de devastação da cobertura vegetal em distintos pontos do planeta, isso ocorre por fatores como expansão de áreas cultiváveis, pastagens, urbanas, mineração entre outros.
O desmatamento promove uma série de conseqüências de ordem ambiental, tais como perda de biodiversidades, degradação dos solos, processos erosivos, mudanças noclima e compromete o funcionamento regular das chuvas, ventos, além de prejudicar os recursos hídricos.

- Impermeabilização do solo
A impermeabilização do solo ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água. Este processo acontece principalmente nas cidades.
Os processos de cimentação, asfaltamento, calçamento de ruas e calçadas e outros, como a própria construção dasedificações, formam uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água fique em contato com este e assim possa ser absorvida.
Alguns dos efeitos sentidos com este processo é o aumento das enxurradas nas cidades nos dias de chuva. Como a água não é absorvida pelo solo no ponto que deveria ser, estas enxurradas chegam aos rios em volumes muito maiores do que sua capacidade natural de escoamento,causando enchentes e transbordamentos em dias de fortes chuvas.
Outro efeito trazido pela impermeabilização do solo é que a água da chuva não penetra no solo não alimentando os lençóis freáticos, afetando assim a realimentação das águas das bacias hidrográficas.


Campo Grande – MS
Junho/2009

- Poluição Ambiental

Poluição ambiental é a ação de contaminar as águas, solos e ar. Estapoluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros. 
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver comqualidade de vida e saúde.
Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.

- EIA (Estudo de Impacto Ambiental)

É um instrumento constitucional da Política Ambiental um dos elementos do processo de avaliação de Impacto Ambiental. Trata-se da execução, por equipe multidisciplinar, das tarefas técnicas ecientíficas destinadas a analisar, sistematicamente, as conseqüências da implantação de um projeto no meio ambiente, por métodos de AIA e técnicas de previsão dos Impactos ambientais. O estudo de Impacto Ambiental desenvolverá no mínimo as seguintes atividades técnicas:
1- Diagnóstico Ambiental da área de influência do projeto: completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas...
tracking img