Impacto das ondas eletromagneticas a saude humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Resumo 2
Objectivo Geral 3
Objectivo Específico 3
Introdução 4
Impacto das radiações ou ondas ou ainda Campos Electromagnéticos (CEM) 5
Evidências De Eletro Sensibilidade 7
O Que Causa A Eletro Sensibilidade 7
O Que Dizem As Leis De Proteção 10
Como Nos Proteger 11
Medidas De Precaução: 11
Efeitos Das Comunicações Wireless Na Nossa Saúde 13
Conclusão 14Bibliografia 15

Resumo

Ondas electromagnéticas são ondas que se formam à partir da combinação dos campos magnéticos e eléctricos. Estes campos criam uma certa radiação, e quando em interração com o corpo humano, dependendo da frequenucia e da potencia pode produzir alguns efeitos. Efeitos estes que que podem ser provocados pelas substâncias ionizantes e não ionizantes, que provocam reacções químicasque quebram a ligacao química, dando origem a possíveis mutações.

Objectivo Geral
Fazer um estudo de modo a moldar os conhecimentos no que diz respeito as ondas electromagneticas.
Objectivo Específico
Falar detalhadamente sobre o impacto das ondas electromagnéticas à saúde humana.

Introdução
No presente trabalho, falar-se-á do efeito das ondas electromagnéticas e seus efeitos na saúdehumana. Contaminação, poluição electromagnética ou electrosmog são palavras que começam a ser ouvidas com muita frequência sem, no entanto, sabermos exactamente o que querem dizer. Para entender o seu significado, vamos tentar abrir a luz sobre o assunto partindo deste princípio científico:
 Os seres humanos são complexos sistemas bioelétricos.  Nossos cérebros e coração são internamente reguladospor débeis sinais eléctricos e a constante exposição às radiações de campos electromagnéticos tem uma interacção com o processo biológico fundamental do corpo humano, podendo provocar alterações sérias.
 Por todo o lado estamos expostos ás radiações emitidas por emissões de rádio e TV, radiações das comunicações telefónicas e radiações produzidas pelas instalações eléctricas que fazem funcionartudo isto. Em casa, pelas ruas, nos locais de trabalho ou de lazer, espaços comerciais e até nos hospitais.   Toda esta radiação dos campos electromagnéticos (CEM) é captada pelo nosso corpo induzindo correntes eléctricas e campos oscilatórios que atrapalham nosso sistema bioelétrico, afectando o cérebro, o coração, o sistema circulatório e criando um ambiente hostil ao nosso sistema celular.Impacto das radiações ou ondas ou ainda Campos Electromagnéticos (CEM)
As radiações dos Campos Electromagnéticos (CEM) são genotóxicas, estes que põem em risco a saúde humana, podendo ainda alterar o ADN (informação genética), e em alguns casos, levam a doenças muito graves, como é o caso do Câncer, alergias, entre outras, dado que estas alterações genéticas, podem não verificar-se no indivíduoque é afectado directamente, mas sim nos seus descendentes, devido a alteração que se refere (ADN). A todas estas consequências podem ser denominadas de efeitos biológicos. Um efeito biológico pode ser caracterizado quando ocorre uma mudança que pode ser percebida em um sistema biológico, após a introdução de um determinado estímulo.
As ondas ou radiações electromagnéticas podem ser classificadasem duas categorias, a saber:
* Radiação ionizante, que corresponde a campos de frequências elevadas que as emissões de luz, como o raio-X e os raio gama, cujos comprimentos de onda são micrómetros, possuindo assim energia suficiente para quebrar ligações químicas por ionização, dai que ocorre a mutação genética, isto é, ocorre a alteração do material genético das células.
* Radiaçãonão-ionizante, esta irradiação encontra-se na faixa de ou campo de frequências baixas em relação as frequências de luz, incluindo as faixas de microondas, dado que esta irradiação não possui energia suficiente para provocar quebra de ligações químicas, possuindo assim uma energia igual a10eV. Esta irradiações provocam alterações nas funções específicas das células e são responsáveis pela diminuição...
tracking img