Impacto da malaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A MALÁRIA E O IMPACTO SOBRE AS POPULAÇÕES HUMANAS E SUAS RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS NO BRASIL

De acordo com Organização Mundial de Saúde, hoje em dia, a malária é de longe a doença tropical e parasitária que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo e só é superado em numero de mortes pela AIDS.
A malária é considerada um problema de saúde publica em mais de 90 países, onde cerca de2,4 bilhões de pessoas (40 % da população mundial) convivem com os riscos de contagio. Anualmente, sobretudo no continente africano, entre 300 e 500 milhões de pessoas são infectadas, das quais cerca de 1 milhão morrem em consequência da doença. No Brasil, principalmente na região amazônica a malaria registrada por volta de 500 mil casos por ano – no entanto, aqui a letalidade da moléstia é baixa enão chega a 0,1 % do numero total de enfermos. ( Secretaria de vigilância sanitária em saúde- 2.ed.- Brasília: Ministerio da saúde, 2009. )

Anopheles darlingi, principal vetor da malaria no Brasil.
( www.fiocruz.br/~ccs/estetica/malaria2.jpg )
A malaria é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmódio e transmitida ao homem por fêmeas do mosquito do gênero Anopheles,produzindo febre, entre outros sintomas. Quatro espécies de Plasmódio podem causar a doença: P. falciparum, P. vivax, P.malarie e P. ovale ( essa, de transmissão natural apenas na áfrica ). ( Secretaria de vigilância sanitária em saúde- 2.ed.- Brasília: Ministerio da saúde, 2009 ).

Ainda hoje a malaria representa, elevado risco para viajantes e migrantes, com casos importados de áreas não endêmicas.Por esse motivo, a OMS recomenda que seu diagnostico precoce e tratamento rápido devem ser os primeiros elementos básicos estabelecidos em qualquer programa de controle.
No Brasil, o maior numero de casos é registrado na Amazônia, cuja as condições ambientais e socioculturais favorecem a expansão de sua transmissão.
Desde 1993 o Brasil utiliza a Estratégia Global de Controle Integrado daMalária – “ Uma ação conjunta e permanente do governo e da sociedade, dirigida para eliminação ou redução do risco de adoecer ou de morrer de malaria”. ( Manual de Diagnostico Laboratorial da Malária - 2. Ed. 2009 ).
Essa estratégia objetiva diminuir morbimortalidade e reduzir perdas sociais e econômicas provocadas pela malaria, mediante o fortalecimento dos níveis regionais e locais de atenção àsaúde. Esses objetivos deverão ser alcançados pelo diagnostico precoce e preciso e tratamento imediato e eficaz dos casos. Para tanto, deve se aproveitar o pessoal técnico existente na rede de saúde – suficientemente treinado – e as instalações disponíveis nos serviços de saúde locais ( Públicos e privados ), de modo que cada unidade seja um ponto de vigilância e atendimento à malaria.
O diagnostico dadoença, tradicionalmente, é feito pela visualização do Plasmódio em exame de sangue, corada pela técnica de Giemsa ou de Walker. Apesar de a microscopia ser considerada o padrão ouro para o diagnostico e monitoramento do tratamento da malaria, essa técnica exige pessoal treinado e experiência no exame de distensões sanguíneas.
Transmissão da Malária
A transmissão da malaria esta ligada aexistência de portadores de gametócitos ( Reservatórios humanos ) e de vetores. Existem centenas de espécies de anofelinos com potencial de transmitir a malaria. No Brasil, cerca de 5 especies são importantes: Anopheles ( N ) darlingi, A. aquasalis, A. (N) albitarsis, A. (K) cruzi e A. (K) bellator. Costumeiramente, esses insetos evoluem em águas limpas e sombreadas de remansos de rios e igarapés,lagoas, represas, açudes, valetas de irrigação, alagados e pântanos.
A malaria pode ser transmitida acidentalmente por transfusão de sangue ( sangue contaminado com Plasmódio ), pelo compartilhamento de seringas ( em usuários de drogas ilícitas ) ou por acidente com agulhas e / ou lancetas contaminadas. Há, ainda, a possibilidade de transmissão neonatal. ( Manual de Diagnostico Laboratorial da...
tracking img