Impacto da crise econimica sobre os agregados macroeconomicos

2756 palavras 12 páginas
Introdução
Chamamos de liberalismo, ou economia liberal, a forma de cooperação social baseada na propriedade privada dos meios de produção ou em que os privados estam sujeito ao desenvolvimento do jogo de mercado.
O intervencionismo seria uma forma contrária ao liberalismo de uma economia; que como uma via para solucionar os problemas sociais ficaria a meio caminho entre o capitalismo e o liberalismo e que sem perder as vantagens de ambos evitaria as desvantagens que lhes são inerentes.
Ao longo deste trabalho, procuraremos analisar a viabilidade de se ter adoptado o intervencionismo como um sistema de cooperação social. Vamos tentar verificar se com esse sistema seremos capazes de atingir os objetivos que os seus defensores e o governo como o principal caracterizador deste sistema, gostariam de ver atingidos.
Temos como
Objectivo geral: Exploração do intervecionismo do Estado na economia local.
Objectivo especifico: * Analisar até que ponto o Estado moçambicano mostar-se facultativo no crescimento e desenvolvimento da economia; * Avaliar o intervencionismo do Estado moçambicano na economia interna.
Metodologia
Usamos consulta bibliográfica e auxílio de artigos eletrônicos.

Conceitos
Estado é uma organização de poder político que consiste em manter a ordem social dentro dos regulamentos estabelecidos pela lei máxima – a Constituição. O Estado não só intervem na sociedade para garantir a segurança política dos cidadãos, geralmente de um país, mas pode também intervir na economia para a própria segurança económica e social da comunidade. Actua garantindo a satisfação de necessidades gerais como educação, saúde, mobilidade, alimentação entre outros.
Na realização destas actividades é natural o envolvimento de despesas e receitas pois o Estado actua como qualquer agente económico, é integrado no sector institucional e designado, geralmente, por Administração Pública.
Estado liberal versos intervencionista
Analisando a função do Estado na

Relacionados