Impacto da conquista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Descobrimento ou conquista? Essa discordância terminológica tem raízes antigas já em 1556, havia determinações do rei da Espanha proibindo o uso da palavra conquista e propondo não a utilização do termo de descobrimento. Não se trata, contudo, de mera preferência de palavras. O conceito de descobrimento, na maioria das vezes, relaciona-se á exaltação das ações dos europeus,ignorando os processos históricos que aconteciam no continente americano. Entretanto a América não era um mundo a ser criado ou á espera de seu descobridor-já fora “descobertas” e habitada e milhares de anos antes da chegada dos europeus.


Vencedores Vencidos
Os europeus Os índios americanos
• Os europeus acreditavam serem o único centro civilizado do mundo porque:
• Acreditavamem serem o único povo superior desde o seu nascimento.
• Acreditam que tinham o melhor modelo de desenvolvimento. • Eram milhares de nações indígenas que habitavam a América.
• Falavam línguas diversas e com costumes diferentes.
• América central:os ascas,incas e maias...
• América do sul:tupis,guaranis,guaianás...
• América donorte:siou,comanches...













Desenvolvimento


Impacto na América


Antes da chegada dos europeus, havia no continente americano mais de três mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamado de “índios” o habitante da América na época da conquista, por trás desse nome genérico encontrava-se sociedades e culturas diferentes.
Os aruaques, jês e tupis guaranis (do atual Brasil),oscaraíbas (das atuais Antilhas ), os patagônios e araucanos (do sul do continente) e os iroqueses e siou ( da América do norte)praticavam a caça a pesca e a coleta , alem d e dominarem técnicas agrícolas.utilizavam utensílios e instrumentos de pedra e madeira e ,mais raramente de metal.deslocavam-se periodicamente em busca de recursos necessário á sua sobrevivência e organizavam-se em grupos ligadospor parentescos

Outros povos como, os maias os astecas e os incas, desenvolveram sociedades com técnicas agrícolas mais elaboradas e um governo centralizado (com exceção dos maias que se organizaram em cidades-estados);criaram sistemas próprias de escritas( exceto os incas) e tinham conhecimento sobre a arquitetura, matemática e astronomia.

Violência física

As armas dos conquistadoreseuropeus eram superiores á dos povos indígenas da América. Essa superioridade verificou-se no uso da pólvora, do cavalo e do aço.

Com armas de fogo (mosquete, arcabuz, canhão ), os conquistadores espanhóis e portugueses evitavam o combate corpo a corpo .alem disso, a explosão provocada por essas armas ,desconhecidas dos povos indígenas ,causava-lhes enorme susto .também desconheciam –e temiam–os cavalos ,que permitiam aos conquistadores espanhóis grande mobilidade durante os combates. No principio da conquista as indígenas supunham que cavaleiro e cavalo fossem inseparáveis

As armas feitas de aço (espadas, lanças, punhais, escudos, albardas), por serem resistentes davam aos conquistadores mais recursos de luta. Já as principais armas empregadas pelos indígenas eram arcos, flechasenvenenadas pedras, lanças machados e atiradeiras de pedras.


Entretanto somente a superioridade do armamento europeu não explica a vitória dos conquistadores espanhóis e portugueses sobre os nativos americanos, afinal, os indígenas eram numericamente superiores chegando a representar, em certos, combates, cerca de 500 a 1000 índios para cada europeu.

Outro elemento significativo nadestruição dos povos indígenas foram as doenças contagiosas, sarampo, coqueluche, varíola, malaria e gripe. Essas doenças, nem sempre transmitida de forma deliberada pelos europeus era ma em geral, letais para os indígenas que na tinham resistência imunológica contra elas. Espalhando-se rapidamente provocavam epidemias matando milhares deles

Os indígenas sofriam duplo impacto ( físico...
tracking img