Impacto da colonização na américa portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil. Será que o Brasil foi realmente descoberto pelos portugueses? Ou o processo de colonizaçãoportuguesa foi uma conquista?
A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que esses termos estãodiretamente ligados às relações de poder de uma determinada civilização sobre outra, ou seja, os portugueses submetendo ao domínio e conquista os indígenas. Já os termos explorar, povoar remete-se àexploração e povoamento do novo território (América).
A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses, pois afirmando isto, estaremos negligenciando a históriados indígenas (povoadores) que viviam há muito tempo neste território antes da chegada dos europeus. Portanto, o processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outrascolonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Sendo assim, ressaltamos que o Brasil foi conquistado e não descoberto. 
Entre os séculos VX e XVIII,os povos e terras da África, Ásia e America foram conquistados e explorados pela Europa.

A America já tinha dono, pois a presença do homem e da civilização no continente Americano é bem anteriorao nascimento de Cristo: portanto, não foram os espanhóis ou portugueses que descobriram a América, ela já era habitada por diferentes povos que há muitos séculos aqui viviam antes da chegada dosEuropeus.

Conclusão: toda America, incluindo o Brasil, não foi descoberta pelo europeu, foi conquistada, invadida.

* Consequências da Conquista pelo lado do Conquistador:
a) Economia -montagem do sistema colonial mercantilista que se tornou um dos principais instrumentos impulsionadores do desenvolvimento capitalista moderno;
b) Política - fortalecimento das monarquias nacionais...
tracking img