Impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A primeira referencia ao nome de Brasília para a futura cidade apareceu em um folheto anônimo publicado em 1822, e desde então sucessivos projetos apareceram propondo a interiorização. A primeira Constituição da República, de 1891, fixou legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas foi somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início aefetiva construção da cidade, inaugurada ainda incompleta em 21 de abril de 1960 após um apertado cronograma de trabalho, seguindo um plano urbanístico de Lúcio Costa e uma orientação arquitetural de Oscar Niemeyer.
A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital.  Planejada para receber 500 mil habitantes em 2000, mas já nestadata possuía 2,05 milhões, sendo 1,96 milhões na área urbana e cerca de 90 mil na área rural. Brasília sofreu na prática importantes distorções e adaptações em sua proposta idealista primitiva, permitindo um crescimento desordenado e explosivo, segregando as classes baixas para a periferia e consagrando Plano Piloto para o uso e habitação das elites, além de sua organização urbana não ter-serevelado tão convidativa para um convívio social espontâneo e familiar como imaginaram seus idealizadores, pelo menos para os primeiros de seus habitantes, que estavam habituados a tradições diferentes.  A construção de Brasília teve um impacto importante na integração do Centro-Oeste à vida econômica e social do Brasil, mas enfrentou e, como todas as grandes cidades ainda enfrentam atualmente sériosproblemas de habitação, emprego, saneamento, segurança e outros mais. Por outro lado, a despeito das polêmicas em seu redor, consolidou definitivamente sua função como capital e tornou-se o centro verdadeiro da vida na nação, e tornou-se também um ícone internacional a partir de sua consagração Patrimônio da Humanidade em 1987, sendo reconhecida por muitos autores como um dos mais importantesprojetos urbanístico-arquitetônicos da história.

Desenvolvimento
O impacto ambiental das ocupações desordenadas de terras do Distrito Federal e entorno pode causar danos irreversíveis às áreas de proteção ambiental do DF. No Distrito Federal um dos principais prejuízos causados pela falta de infraestrutura dos assentamentos a escassez dos recursos hídricos. Nós estamos chegando ao ponto de terescassez de água no DF, devido à ocupação desordenada do solo em áreas de nascentes, de córregos, enfim, áreas de suma importância em qualidade de vida.
A retirada da vegetação para a ocupação também é uma questão alarmante. Brasília é uma cidade privilegiada por possuir quase 43% do território constituído de áreas ambientalmente protegidas. Porém, esse privilégio está sendo perdido aos poucos,devido às inúmeras e sucessivas invasões que vêm ocorrendo no Distrito Federal e entorno. O que torna o surgimento desses núcleos urbanos um fenômeno ainda mais complexo é o potencial eleitoral representado pelos moradores, algo estimado em cerca de 500 mil pessoas. Toda eleição que se aproximava transformava-se num verdadeiro palanque de defesa da regularização desses empreendimentos, os quais, aolhos vistos, cada vez mais se transformavam em núcleos urbanos de elites. A voz do povo era a voz dos servidores e integrantes dos poderes, que não queriam pagar aluguel e por isso justificavam a compra de lotes em glebas de propriedade pública, em unidades de conservação, em zonas rurais. E, a cada eleição, novas promessas de que tudo seria trazido para a regularidade - e, diante de tais promessas,mais e mais parcelamentos ilegais iam se formando. Como invasões tem-se por definição, qualquer ocupação irregular de terras no perímetro da cidade. No Distrito Federal é comum na paisagem urbana a existência de invasões de pessoas carentes, formada por barracos construídos com lona plástica e papelão. São as partes mais gritantes da ocupação irregular do solo. A invasão da população de alto...
tracking img