Impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO QUÍMICA NOVA.

Ações desenvolvidas nos últimos anos no Brasil, para a diminuição do impacto ambiental causado pelos resíduos plásticos.

Claudivan Carvalho Reis*, Haroldo Luis Sousa Neres, Inês Maria Souza Araújo, Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira, Carla Verônica Rodarte de Moura
Pólo de Apoio Presencial Antônio de Moura Fé, Universidade Federal do Piauí, SimplícioMendes-PI, Brasil.
* E-mail: claudivan-reis@hotmail.com

Ações desenvolvidas nos últimos anos no Brasil, para a diminuição do impacto ambiental causado pelos resíduos plásticos.

Resumo
Os polímeros são de total importância na sociedade moderna, pois está presente em todas as residências e em todos os mercados de trabalhos, sendo que o plástico é uma das matérias mais utilizada, e o seu usoindevido e o seu descarte inadequado estão tornando uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente, pois se trata de um material de difícil decomposição. Nesse sentido se faz necessário o desenvolvimento de varias ações para acabar ou pelo menos diminuir o impacto ambiental.
Palavras-chave: impacto ambiental, sacolas plásticas e plástico biodegradáveis.

Actions developed in recent yearsin Brazil, for the reduction of environmental impact caused by plastic waste.

Abstract
The are Polymers of total importance in society, It is this in all homes and work in all markets, being that the plastic is one of the most widely used material, and its misuse and improper disposal are making a large concern with environmental preservation, because it is a difficult materialdecomposition. In this sense is necessary the development of several actions to end or at least decrease the environmental impact.
Keywords: environmental impact, biodegradable plastic and plastic bags.

1. INTRODUÇÃO
No mundo é produzido cerca de 150 milhões de toneladas de plásticos por ano, o que dá uma produção per capita de 25 kg por pessoa, por ano. Infelizmente, boa quantidade desse plástico éusada em embalagens descartáveis e cerca de 95% do material vai parar em aterros sanitários ou é descartado sem maior cuidado[1].
No Brasil esta crescendo assustadoramente o consumo de plástico pela população, devido seu baixo custo de produção, peso reduzido e elevada resistência. Aliada a diversidade de tamanhos e cores da peça moldada. Mas isso não seria um problema se esses materiais quando nãotivesse mais condições de uso fosse feito o descarte adequado e fosse retornado em condições de uso através da reciclagem, mais isso não acontece, pois além da reciclagem ter gastos energéticos e não conseguir recuperar todo o polímero é pouco os postos de reciclagem tornando difícil o remanejamento de todos os materiais consumido principalmente nas cidades pequenas chegando apenas 20% dopolímero produzido [1].
O grande desafio é a conscientização da população da importância da reciclagem e a necessidade diminuírem o consumo de materiais derivados do petróleo que demora de 50 a 500 anos para decompor no meio ambiente, passando a utilizar, por exemplo, sacolas retornáveis feitas de 100% de algodão ou de polímero biodegradável de cana-de-açúcar que demora apenas de 6 a 12 meses paradecompor, e também substituir as demais embalagens de plástico derivado do petróleo, dando preferência aos produtos com embalagem de plástico biodegradável ou outros materiais que agride menos o meio ambiente e substituir as garrafas PET por garrafas retornáveis. [2,5].
Por se tratar de um material descartável bastante consumido, a proibição das sacolas plásticas está sendo estudado por todas aspartes do país, com leis aprovadas pelo poder legislativo de vários municípios, mas ainda esta tendo grande impasse devido à pressão do comercio em tentar prorrogar por mais tempo, ao se explicar que não está preparado para a mudança. Também como se trata de uma matéria de baixo custo que gera milhares de empregos está sendo estudados métodos que substitua e não venha prejudicar o mercado de...
tracking img