Impacto ambiental na eng. mecânica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO2
Tipos de resíduos da indústria mecânica 3
Reciclagem de metais 4
Reciclagem de um modo geral4
Vantagens econômicas6
Inclusão e Interação Social 6
Educação Ambiental6
Benefícios específicos da Reciclagem7
Reciclagem do lixo – muito mais que uma solução9
Benefícios da reciclagem9
Os perigos da comodidade10
Uma nova consciência10
Sustentabilidade11
Referênciasbibliográficas14

-------------------------------------------------
Sumário

INTRODUÇÃO

O estudo de impacto ambiental é um dos mais importantes instrumentos de defesa do meio ambiente e se fundamenta na obrigatoriedade de se respeitar o meio ambiente e no direito dos cidadãos a participar e à informação.

As avaliações de impacto ambiental são estudos realizados para identificar, prever e interpretar,assim como prevenir as conseqüências ou efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem estar humano e ao entorno

Segundo a Norma ISO 14001, Aspecto Ambiental é todo elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Já Impacto Ambiental é qualquer modificação do meio ambiente, adversaou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.

Apresentamos no próximo tópico um fluxograma representativo das etapas de produção em empresas do setor Metal Mecânico, assim como o que denominamos Setor de Apoio, que inclui as atividades de laboratório, alimentação, higiene e escritório.

Figura 1 - Poluição industrial

Tipos deresíduos da indústria mecânica
Os resíduos são gerados em todos os setores e processos da atividade industrial e podem se apresentar na forma de gases, cinzas, óleos usados e graxas, ácidos, borrachas, escórias metálicas, vidros, cerâmicas, etc. Muitos desses resíduos são tóxicos.
Abaixo estão representados os principais setores e processos de indústrias mecânicas.

Reciclagem de metais
Os metaissão materiais de elevada durabilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral.
Quanto à sua composição, os metais são classificados em dois grande grupos: os ferrosos (compostos basicamente de ferro e aço) e os não-ferrosos. Essa divisão justifica-se pela grande predominância do uso dos metais à base de ferro,principalmente o aço.
Entre os metais não-ferrosos, destacam-se o alumínio, o cobre e suas ligas (como latão e o bronze), o chumbo, o níquel e o zinco. Os dois últimos, junto como o cromo e o estanho, são mais empregados na forma de ligas com outros metais, ou como revestimento depositado sobre metais, como, por exemplo, o aço.
A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fasede redução do minério a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.
Embora seja maior o interesse na reciclagem de metais não-ferrosos, devido ao maior valor de usa sucata, é muito grande a procura pela sucata de ferro e de aço, inclusive pelas usinas siderúrgicas e fundições.
Asucata é matéria-prima das empresas produtoras de aço que não contam como o processo de redução, e que são responsáveis por cerca de 20% da produção nacional de aço. A sucata representa cerca de 40% do total de aço consumido no País, valor próximo aos valores de outros países, como os Estados Unidos, onde atinge 50% do total da produção. Ressalta-se que o Brasil exporta cerca de 40% da suaprodução de aço.
É importante, ainda, observar que a sucata pode, sem maiores problemas, ser reciclada mesmo quando enferrujada. Sua reciclagem é também facilitada pela sua simples identificação e separação, principalmente no caso da sucata ferrosa, em que se empregam eletroímãs, devido às suas propriedades magnéticas. Através deste processo é possível retirar até 90% do metal ferroso existente no...
tracking img