Impacto ambiental da industria de laticinios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA E MEIO AMBIENTE







MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO


ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL GERADO NOS CORPOS D’ÁGUA PELO EFLUENTE DA INDÚSTRIA DE LATICÍNIO EM MINAS GERAIS







Efigênia Arantes de Faria
Imaculada da Conceição Rodrigues
Rosane Villanova Borges



Belo Horizonte
2004
Estudo doImpacto Ambiental Gerado nos Corpos D’Água Pelo Efluente da Indústria de Laticínio em Minas Gerais






Efigênia Arantes de Faria
Imaculada da Conceição Rodrigues
Rosane Villanova Borges
Efigênia Arantes de Faria
Imaculada da Conceição Rodrigues
Rosane Villanova Borges





Estudo do Impacto Ambiental Gerado nos Corpos D’Água Pelo Efluente da Indústria de Laticínio em MinasGerais





Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente.

Área de concentração: especificar a área

Orientador: Liséte Celina Lange


















Belo Horizonte
Escola deEngenharia da UFMG
2003








Página com as assinaturas dos membros da banca examinadora







AGRADECIMENTOS
Corpo de texto: A formatação corpo de texto deve ser utilizada para todos os textos de parágrafos, com as seguintes atribuições: fonte Times New Roman, estilo regular, tamanho 12 pontos, justificado em ambas as margens, com espaçamento entre linhas igual a 1,5. O espaçamentoapós cada parágrafo deve ser de 15 pontos.

RESUMO

A indústria brasileira de alimentos movimenta cerca de 70 bilhões de dólares por ano. O segmento mais importante desse setor é o da indústria de laticínios, que responde por aproximadamente 1,5 bilhões de dólares desse total. Neste contexto, encontra-se em posição de destaque a indústria de laticínios de Minas Gerais, com cerca de 50%desses estabelecimentos instalados. Desses, 80% correspondem a micro e pequenas empresas que, na sua totalidade, não realizam qualquer tipo de tratamento de seus efluentes; isto devido, principalmente, a carência financeira e tecnológica dessas empresas. Esses efluentes lançados “in natura” nos cursos d’água, provocam resultados desastrosos para o meio ambiente. Devido ao caráter extremamente orgânicodesses resíduos, tornam-se altamente poluentes, em conseqüência do consumo do oxigênio dissolvido da água. Este oxigênio retirado da água pelas bactérias e microrganismos, faltará para suprir a demanda de peixes e outros organismos aquáticos, acarretando na morte dos mesmos por asfixia. A proposta principal deste projeto será à avaliação do impacto ambiental gerado pelo lançamento “in natura” dosefluentes da indústria de laticínios mineira. Apesar da pouca literatura disponível sobre o assunto no Brasil, foi realizada uma revisão bibliográfica, além de uma visita ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes, buscando-se, neste trabalho, traçar linhas gerais sobre o processo produtivo da indústria do leite, dando destaque ao descarte indevido de seus rejeitos, ao impacto gerado pelos mesmose, por fim, soluções para o controle e redução dos efluentes líquidos dos laticínios. A título de conclusão, obteve-se, após revisão bibliográfica ampla e visita ao ILCT, dados que configuraram a inexistência de gerenciamento de toda a cadeia produtiva, o pouco aproveitamento dos sub-produtos e o descarte total dos efluentes líquidos. Finalizando, observa-se, mais uma vez em comparação com aliteratura consultada, a diferença considerável do volume de água, em excesso, consumido por este laticínio-escola.



SUMÁRIO

LISTA DE ABREVIATURAS E SÍMBOLOS
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. REVISÃO DA LITERATURA
3.1. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA INDUSTRIA DE LATICÍNIOS EM MINAS GERAIS
3.2....
tracking img