Impacto ambiental causado pela falta de arborização no meio urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA FALTA DE ARBORIZAÇÃO NO MEIO URBANO

ALVES, Daniel Magella Damasceno¹; LIMA, Gilmar Wanderson de¹; SILVA, Marcos Bruno da¹; FERREIRA, André Luiz¹.
*¹ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

1-INTRODUÇÃO

Observamos com “base ao art.225, da constituição federal de 1988 –” todos têm direito ao meio ambienteecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações”.
Apesar dos inúmeros benefícios que são proporcionados ao meio ambiente, a presença da arborização no meio urbano não fica livre de conflitos. Assim como os demais componentes urbanos de uma cidade a arborização,disputa espaço físico e recursos para a sua manutenção, como problemas com as empresas prestadoras de serviços de telefonia, e com as empresas de rede elétricas causando impacto nos fios elétricos – provocando contato de galhos com condutores nus, causando curtos-circuitos e impondo desligamento da rede pelo sistema de proteção e com as empresas de saneamento básico.
A presença de arbustos e árvoresno ambiente urbano tende a melhorar o microclima através da diminuição de amplitude térmica, principalmente por meio da evapotranspiração, da interferência na velocidade e direção dos ventos, sombreamento, embelezamento das cidades, diminuição das poluições atmosféricas, sonora e visual, e contribuição para a melhoria física e mental do ser humano na cidade. (Sanchotene (1994); Vidal (1999);Gonçalves (1999))
Os parâmetros utilizados para a avaliação da arborização urbana baseiam-se geralmente na observação e mensuração variáveis biológicas embora tenha sido já admitido que fatores sentimentais, psicológicos e estéticos são importantes. A arborização de cidades surgiu com o intuito de garantir o veículo atávico do homem com o natural, a fim de desfrutar seus principais benefícios como: aredução de ruídos, melhoria do microclima, alteração do campo visual, recreação e lazer urbano, portanto as propriedades submetidas ao bem estar do homem cidadão estão diretamente ligadas ao componente vegetal que faz parte dos aglomerados urbanos, ou seja, arborizar áreas significa atender a dupla natureza humana: a biológica e cultural. (Malavasi; Malavasi 2001).
Mesmo as áreas verdes tendomuita importância para a cidade como já foi citado, as forças socioeconômicas as veem em segundo plano, pois o que é público não tem tanta importância para a economia. Além de que para desempenhar plenamente seu papel, as áreas verdes urbanas precisam ter um bom planejamento, pois o desenvolvimento do país é importante e a qualidade de vida da população urbana também. O planejamento das áreas verdesurbanas parte de uma definição de recursos, as áreas de ordem pública são administradas com recursos que sobram de outras atividades, consideradas como mais importantes.
Patos de minas é uma cidade que está situada na região intermediária às regiões do triângulo mineiro e alto Paranaíba, a arborização local enche a cidade de verde, de vida e de cheiro agradável, além de amenizar as elevadastemperaturas do verão tropical, é formada por uma área de suaves montanhas e uma vegetação típica do cerrado.
Com o tempo a arborização urbana cresceu fortemente na cidade, só que com o descaso, a falta de informação e estrutura causadas pela sociedade, essa visão ambiental foi caindo cada vez mais. Hoje em dia uma grande parte da população não se vê com a obrigação de cuidar desses aspectosambientais por não se tratar de algo que seja produtivo a si próprio, contudo as árvores garantem o equilíbrio ecológico, transformam gás carbônico em oxigênio, diminuindo a população ambiental dos centros urbanos e nos abrigam dos raios solares.
Observa-se dessa forma uma situação de desconforto térmico incompatível com uma boa qualidade de vida. Essa função jamais irá se cumprir em nossas cidades,...
tracking img