imp[ortancia do exercicio fisico para pessoas com asma e diabetes

293 palavras 2 páginas
Instituto superior politecnico de tecnologias e ciencias left232410A Importância do Exercício Físico para pessoas Diabeticas
00A Importância do Exercício Físico para pessoas Diabeticas

Edna Domingas Lufino
20120699
Engenharia Informática
A diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza por um aumento anormal dos níveis de glicose no sangue, devido a problemas na produção ou ação da insulina, uma hormona produzida pelo pâncreas e que tem como principal função regular os níveis de açúcar no organismo.
É comum pensar que pessoas com diabetes não devem praticar exercício físico devido ao risco de surgir uma hipoglicemia durante a atividade. Porém, praticado com orientação profissional e acompanhamento médico (monitorização de níveis de insulina e glicose), o exercício físico pode ser bastante benéfico para quem tem diabetes.A prática regular de exercício físico, em especial os exercícios aeróbios:
Diminui os níveis de glicose no sangue;
Estimula a produção de insulina;
Aumenta a sensibilidade celular à insulina;
Aumenta a capacidade de captação de glicose pelos músculos;
Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo 2.
A quantidade ideal de exercícios varia e deve respeitar as condições físicas e a presença de complicações decorrentes da doença, através de uma avaliação médica.De um modo geral, o exercício deve contemplar várias capacidades físicas e deve ser realizado sempre com supervisão de um técnico:
Exercícios aeróbios (corrida, natação e ciclismo) - a recomendação médica é realizar o total de 150 minutos/semana, com intensidade moderada.
Treino de musculação – Duas a três vezes por semana, de 30 minutos cada, dando mais importância aos grandes grupos musculares.
Antes de iniciar qualquer programa de atividade física deve ser realizada uma avaliação, fundamental para detetar complicações decorrentes da diabetes e estabelecer alguns limites, de forma a não colocar em risco a integridade

Relacionados