Império napoleônico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Império Napoleônico

Vitórias militares, estabilização econômica, garantias aos camponeses, patriotismo e propaganda política. Napoleão ganhava o apoio popular, como muitas vezes acontece no começodas ditaduras. Assim, em 1804, um plebiscito o aclamava imperador da França.

Os países absolutistas ainda viam Bonaparte como um revolucionário ameaçador. A Inglaterra, do lado deles, não queriasaber de potências rivais. Novamente haveria guerra. Mais uma vez Napoleão levaria a melhor. Os exércitos franceses foram batendo os inimigos um a um e avançando com voracidade sobre os paíseseuropeus. Os Estados alemães viram o antigo Sacro Império Romano-Germanico desaparecer e dar lugar a Confederação do Reno, submetida a Paris. Itália, Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal, até 1812, iriamcair sob o controle do império napoleônico.

As invasões napoleônicas provocavam um enorme agito por onde passavam, pois elas não levavam somente armas e soldados como também leis e novos ideais.

NaEuropa continental os exércitos franceses eram invencíveis. Todavia, no mar a coisa era diferente. Desde 1805 que a marinha francesa, aliada a espanhola, tinha sido aniquilada pelos inglesescomandados pelo almirante Nelson, na celebre batalha naval de Trafalgar. Em 1806, Napoleão decretou o bloqueio continental, que forçava os países a não comercializar com a Inglaterra.

O império francêsnão durou muito tempo. As contradições e as fraquezas eram muitas.

O bloqueio continental não deu certo. No começo, bem que prejudicou a inimiga, mas a Inglaterra conseguiu montar um ótimo sistema decontrabando que lhe garantia os mercados europeus. Afinal, a indústria francesa era inferior a inglesa, e não conseguia atender a Europa toda.

Outro problema era o domínio imperial francês. Ospaíses europeus eram muitas vezes tratados como simples colônias, tendo que fornecer matérias-primas, pagar tributos e comprar manufaturados franceses, enquanto seus produtos não podiam ser vendidos na...
tracking img