Império bizantino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA:
Império Romano do Oriente ou Império Bizântino:
O Império Bizantino nasceu após a decandência de Roma.Com a quedo do Império Romano do Ocidente, a parte Oriental do Império entrou em um processo de ascensão. A sede do Império Bizântino era a cidade de Constantinopla ( que tinha o nome de Bizâncio, mas em homenagem ao Imperador Constantino teve seu nome mudado para Constantinopla),que ocupava um ponto estratégico no Império, uma vez que estava localizada no eixo comercial que ligava o Mar Negro ao Mar Egeu. Constantinopla ficava no ponto de ligação do Oriente com o Ocidente.
O Império Romano do Oriente cresceu uma vez que, não foi tão afetado com a turbulência das invasões bárbaras no século V, se localizava em um área rivilegiada comercialmente ( uma vez que pelo MarMediterrâneo passavam as principais rotas comerciais da época) e teve muitas influências Asiáticas e gregas em sua cultura ( o idioma falado no Império Oriental era o grego , enquanto o principal idioma no Império Ocidental era o Latim, além disso as influências asiáticas fizeram com que os bizântinos aprendessem novas táticas de guerra).
O apogeu do Império Bizantino foi durante o reinado doImperador Justiniano ( 527 – 565 ), que tentou restaurar a sua autoridade imperial em territórios que eram controlados pelo antigo Império Romano, mantendo o mar mediterrâneo como eixo da economia, restabeleceu os quadros administrativos romanos e determinou a compilação e revisão do Direito Romano. Em 528 nascia o Código de direito civil, cujo livro mais importante ( Código de Justiniano) dava aoImpérador poder ilimitado e afirmava a submissão de colonos e escravos aos seus senhores. Além disso Justiniano aplicou várias medidas que promoveram a condição feminina na socidade bizântina, entre essas medidas estavam a a nulação do direito masculino de matar a mulher surpreendida em adultério e a garantia ás mulheres de herdarem bens e propriedades no caso de divórcio e realizou muitas obrasde cunho militar, como fortalezas e castelos, e outras de cunho religioso como a construção da Basílica da Santa Sofia. O Imperadoe era considerado o representante de Deus na Terra, fazendo com que nos territórios de Bizâncio, a maior autoridade da igreja fosse o Imperador, oq ue mantinham separadas as Igrejas Ocidentais e Orientais. Em 730, o iconoclasmo ou iconoclastia tornou-se doutrina oficial,e proibia o culto ás imagens e somente em 843 o culto ás imagens foi restaurado. Cesaropapismo era quando o governante tinha o poder político e religioso ao mesmo tempo.
Os bizantinos adotaram uma política expancionista com o objetivo de resgatar a glória do antigo Império Romano, usando de uma poderosa frota de guerra e de um numeroso exército, eles realizaram campanhas militares noMediterrâneo Ocidental, conquistando no século IV diversos reinos, firmando-se como uma grande potência mediterrânica. Após a morte de Justiniano o Império começou a entrar em declínio e os domínios bizantinos foram diminuindo gradativamente. E entrou em uma crise que provocou mudanças nas instituições bizantinas e que fez com que a administração passase a ser militar e saísse das mãos do imperador. Além detudo os bizântinos tiveram que se defender de novos e velhos inimigos. A grande marca da crise do Império Bizântino foi a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.
Exercícios:
01. (UFAC – 2009) O chamado “Cisma do Oriente” se deu em 1054, quando:
a) O Papa da igreja católica da Europa Ocidental fez aliança com o cristianismo de Constantinopla;
b) O Papa do ocidente se rende aos dogmas domundo americano;
c) O Patriarca de Constantinopla, Miguel Cerulário, proclamou a autonomia total da Igreja Oriental em relação à Igreja Católica Ocidental;
d) Os religiosos do ocidente ficaram desconfiados dos hereges;
e) Os senhores feudais romperam com os dogmas da igreja católica na Europa ocidental;

02. (UFPE) Um estudo da economia bizantina no período medieval:
a)atesta um grande...
tracking img