Imobiliárias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração de um projeto empresarial.
Ênfase em gestão imobiliária.

Material selecionado, elaborado e adaptado por
Clarisse Faria – Mestre em Estudos Linguísticos

O projeto é o instrumento adequado às aspirações da pessoa empreendedora. É o esboço, é o guia do pensamento sobre um determinado trabalho a ser elaborado. É um planejamento que possibilita alterações no decorrer do percurso.Segundo Barbier[1],
“O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia. É o futuro a ser construído com planejamento, um amanhã a concretizar, uma possibilidade a ser transformada em realidade, uma ideia a ser transformada em ato”.

Um projeto pode ser pessoal, profissional, individual e coletivo. O projeto precisa ser objetivo,definindo o tema a ser investigado, compreendido e escolhido – delimitado.

Um projeto é essencial para o desenvolvimento de qualquer trabalho sério, que busca obter êxito empresarial. Ele serve como instrumento para mapear o caminho a ser percorrido, visando alcançar uma meta estipulada. É organizado em etapas, seguindo uma estrutura que é determinada pelo tipo de objeto pesquisado - acomeçar pela escolha do tema.

Neste caso, o que buscamos é compreender melhor a estrutura de um projeto com ênfase em gestão imobiliária. Esse estudo exige uma pesquisa detalhada e embasada no regimento dos órgãos que regulam a atividade a ser praticada no âmbito empresarial.

A produção textual deve seguir a variedade culta padrão, além de observar a lógica e a objetividade, evitando aprimeira pessoa do discurso.

A escolha do tema do projeto.

A primeira fase do processo para a elaboração de um projeto é a determinação do assunto a ser pesquisado (escopo/abrangência). A escolha, por ser um ato personalíssimo, envolve fatores psicológicos, sociais e metodológicos. Para isso, é necessário muito estudo para um bom planejamento. Os fatores psicossociais estãointimamente relacionados à causa e ao efeito, pois é a adequação do tema ao perfil do (s) empreendedor (es) é que dependerá o grau de estímulo e envolvimento de cada um no processo de elaboração de um projeto. A relação entre o projeto e o perfil dos coordenadores do plano de trabalho poderá refletir na velocidade do desenvolvimento e, consequentemente, no rendimento individual e coletivo dos que estãoenvolvidos no projeto de gestão empresarial.

Desses fatores, deriva o processo metodológico (metodologia aplicada às etapas do projeto). O ideal é que o coordenador do projeto escolha um assunto com que tenha mais afinidade e que sinta prazer em realizar os processos necessários na execução do plano determinado – que seja um projeto moderno e bem embasado através de pesquisas de mercado e quenão seja muito amplo. É importante ler bastante sobre o que já foi pesquisado para evitar que erros sejam cometidos por ingenuidade e falta de conhecimento sobre o assunto.

Geraldo Inácio Filho[2] menciona quatro critérios que devem ser examinados no processo de escolha do tema de um projeto: originalidade, importância, viabilidade e conhecimento sobre o assunto.

a) Originalidade –quando considerada, evita que se pesquise sobre o recorte de assunto bastante discutido e conhecido, que não acrescenta quase nada de novo ao projeto. Um assunto pode ter sido explorado, porém existem possibilidades de apresentar novas perspectivas e possibilidades ao que já foi estudado, praticado, pode haver novos pontos de vistas que possibilitem bons resultados e que ainda não foramsuficientemente explorados. A originalidade de um projeto está, na verdade, no potencial que o assunto tem em surpreender com seus resultados.

b) Importância - a importância de um tema se dá no momento em que ele atinge um seguimento substancial da sociedade ou um significado relevante em uma determinada área do conhecimento. O tema somente torna-se importante quando tem aplicabilidade prática ou...
tracking img