IMMERGUT, Ellen M. - As Regras do Jogo: A lógica da política de saúde na França, na Suíça e na Suécia, (1992) Nova York, Cambridge University Press.

1227 palavras 5 páginas
Resenha do texto: IMMERGUT, Ellen M. - As Regras do Jogo: A lógica da política de saúde na França, na Suíça e na Suécia, (1992) Nova York, Cambridge University Press.

Explicar a mudança é um problema essencial para a análise institucional. Este ensaio usa o exemplo do processo de criação do seguro nacional de saúde (national health insurance) para mostrar como as instituições podem explicar tanto a estabilidade quanto a mudança de políticas. Para alcançar esse resultado, a análise rompe com o esquema de explicação por correlações. Ou seja, em vez de analisar a formulação de políticas em termos de correlações entre inputs (as demandas formuladas pelos grupos sociais, ou as heranças de políticas anteriores) e outputs (os dispositivos específicos da legislação), a força explicativa da análise institucional está em mostrar por que inputs e outputs podem se articular de modo distinto em diferentes sistemas políticos.
Os programas de seguro social de saúde constituem um excelente objeto para a comparação institucional. Quase todos os países da Europa Ocidental cogitaram de propostas de criação de um seguro nacional de saúde, isto é, de programas públicos compulsórios que garantam aos cidadãos cobertura para tratamentos médicos. Embora as características dos programas propostos tenham sido semelhantes, as políticas adotadas foram muito diferentes. As disputas políticas que cercaram a aprovação desses programas resultaram em acentuadas diferenças no papel do governo no provimento de assistência médica
Este ensaio faz uma comparação entre os processos políticos de aprovação do seguro social de saúde na França, na Suíça e na Suécia. Nos três países foram apresentadas propostas tanto para o estabelecimento desse seguro quanto para o controle dos preços das consultas médicas. Partindo de premissas semelhantes, porém, os sistemas de saúde instalados nesses três países seguiram direções diferentes, em conseqüência das propostas transformadas em lei em cada um deles. Na

Relacionados

  • Trabalhos
    17232 palavras | 69 páginas