Immanuel kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Com este trabalho pretendo dar a conhecer a vida e obra de Immanuel Kant, um filósofo alemão que viveu no séc. XVIII e marcou a história pela sua teoria do idealismo transcendental e pelo seu estudo sobre a filosofia moral que será também, apresentada e desenvolvida ao longo deste documento.
Vida de Immanuel Kant

Immanuel Kant nasceu a 22 de Abril de 1724 em Königsberg,Alemanha. Fisicamente, foi um homem com apenas 1,57m, de pele muito clara e olhos azuis. Tanto a sua infância como a sua vida foram sempre bastante orientadas pelo rigor e a disciplina segundo os exemplos pietistas – pietismo define-se por um movimento do século XVII que se rege pela experiência do crente com Deus, na sua condição de pecador e no caminho para a sua salvação. Daí resultou uma pessoametódica, com uma rotina inteiramente controlada e organizada e alguém que se limitou ao espaço conhecido visto que Kant nunca viajou para além da Alemanha.
Ao longo da sua vida profissional, Kant desempenhou funções na educação como professor secundário de Geografia, professor universitário de Ciências Sociais, professor catedrático da Universidade de Königsberg e na literatura como escritor poisescreveu inúmeras obras sobre os temas que mais despertavam o seu interesse: epistemologia (área da filosofia que se debruça sobre a ciência), metafísica (estudo do para além da realidade) e ética (análise da ação justa).
Kant, na sua obra e perspetiva de vida, foi muito influenciado:
. pelo Iluminismo – ou Era da Razão que foi a época da história ocidental, com centro em França, que ficou conhecidapelo encontro da luz da razão e pela ambição pelo conhecimento;
. pelo Renascimento – época de valorização do Homem em que o Homem se começa a aperceber das suas capacidades;
. pela Revolução Francesa - conjunto de acontecimentos que resultaram na abolição e substituição da monarquia francesa por uma república democrática radical;
. por Jean Jacques Rousseau – um filósofo, teórico político,escritor e compositor autodidata suíço.
Kant faleceu na mesma localidade onde nasceu a 12 de Abril de 1804 com 79 anos de idade.
Obra de Immanuel Kant

Immanuel Kant escreveu inúmeras obras sobre os assuntos do seu interesse como dito anteriormente. Na área da epistemologia, as obras a salientar são: “A Crítica da Razão Pura” que publicou em 1781 onde alega que o ser humano tem o “poder” de ànascença já possuir diversos conhecimentos, ou seja, defende os juízos a priori do ser humano pois este tem um dado adquirido que é o entendimento, também nesta obra, Kant aborda o tema da metafísica, explicando que a nossa mente não tem a capacidade de imaginar uma ideia fora do tempo e do espaço. Outra obra que Kant publicou sobre o saber e a procura do conhecimento por parte do ser humano foi umtexto produzido para um jornal intitulado “O que é o Iluminismo?”. Na área da ética, Kant escreveu três obras bastante importantes: “Fundamentação da Metafísica dos Costumes” em 1785, “A Critica da Razão Prática” em 1788 e “Crítica do Julgamento” em 1790. Nestes livros Immanuel Kant defende e esclarece a filosofia moral kantiana que será abordada e aprofundada mais à frente.

Figura 4 - Obra “ACrítica da Razão Pura”

A Filosofia Moral de Kant

Um dos interesses de Kant era a ética como referido anteriormente. Neste campo Kant enriqueceu a área das teorias éticas ao aprofundar o saber sobre moral e a ação humana, arranjando formas para justificas as ações. O estudo de Kant incidiu sobre as éticas deontológicas que se definem por justificar uma ação e classificá-la como correta ouincorreta através da intenção do sujeito que a levou a cabo e do cumprimento do dever e da boa vontade, ignorando aspetos como os meios utilizados ou os fins que daí resultaram.
Primeiramente, acho importante, termos em atenção o que Kant efetivamente disse e escreveu sobre a sua teoria ética no livro “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, explorando e explicando esse conteúdo numa segunda...
tracking img