Immanuel kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Immanuel Kant era conhecido por ser um homem metódico e de saúde frágil. Não se casou nem teve filhos, dedicando toda sua vida à elaboração de obras que marcassem sua vida e sua maneira particular de estudar a questão do conhecimento, investigando seus limites, suas possibilidades e suas aplicações. Tornou-se um filósofo respeitado e conhecido.
Immanuel Kant faleceu em 1804, de umadoença degenerativa, dois meses antes de completar 80 anos.

VIDA

Immanuel Kant nasceu em Königsberg, Prússia, 22 de Abril de 1724 de família muito modesta, filho de Ana Regina Reuter, pietista e de João Jorge Kant, fabricante de selas. Teve cinco irmãos, dos quais somente quatro chegaram à idade adulta. Perdeu a mãe aos treze anos. Recebeu uma educação pietista, passou quase a vida inteiranesta cidade, cursou a Universidade, foi preceptor e deu aulas particulares durante oito anos, tornou-se docente-livre e três lustros depois professor catedrático de Lógica e Metafísica na mesma faculdade onde se formou. Como professor ensinou várias disciplinas (menos a História) na Universidade, até 1796, ano em que, por razões de saúde e de idade, teve que se afastar do ensino. A vida monótonado filósofo não deu lugar a episódios importantes: viveu sozinho, sem família, assistido por um criado e uma criada.
Foi um pacifista convicto. Sua rotina era acordar todos os dias as 5:00 da manhã, mas apenas duas circunstâncias fizeram-no perder a hora em sua vida: a publicação do Contrato Social de Rosseau, em 1762 e a notícia da vitória francesa em Valmy, em 1792. Segundo Fichte, Kant foi "arazão pura encarnada". Conta-se que a população de Konisberg acertava os relógios por ele quando passava pelas suas janelas nos seus passeios diários, sempre às 16h30.
Os últimos anos de sua vida foram marcados pelo declínio de suas forças intelectuais. Vinte anos antes da morte já se queixava de não poder seguir, sem esforço, o fio, de suas próprias idéias. Em 1796, suspendeu os cursos. Perdiade vista o conjunto de seu sistema e, cerca de um ano antes da morte, perdeu a vista, a memória e seu humor tornou-se irritadiço. Morreu aos oitenta anos (12 de fevereiro de 1804).
A cidade e a Universidade de Konisberg celebraram seu funeral com luto público. E seus restos mortais foram enterrados nas arcas da catedral, com o nome Stoa Kantiana. Em seu tumulo gravaram-se as palavras extraídasda Critica da razão pratica. “O céu estrelado acima de mim e a lei moral em mim.”

OBRAS

Kant sofreu duas influências contraditórias: a influência do pietismo, protestantismo luterano de tendência mística e pessimista (que põe em relevo o poder do pecado e a necessidade de regeneração), que foi a religião da mãe de Kant e de vários de seus mestres e a influência do racionalismo: o deLeibnitz, que Wolf ensinara brilhantemente, e o da Aufklärung (a Universidade de Koenigsberg mantinha relações com a Academia Real de Berlim, tomada pelas novas idéias). Acrescentemos a literatura de Hume que "despertou Kant de seu sono dogmático" e a literatura de Russeau, que o sensibilizou em relação do poder interior da consciência moral.
A primeira obra importante de Immanuel Kant - assim como umadas últimas, o Ensaio sobre o mal radical - consagra-o ao problema do mal: o Ensaio para introduzir em filosofia a noção de grandeza negativa (1763) opõe-se ao otimismo de Leibnitz, herdeiro do otimismo dos escoláticos, assim como do da Aufklärung. O mal não é a simples "privatio bone", mas o objeto muito positivo de uma liberdade malfazeja. Após uma obra em que Kant critica as ilusões de"visionário" de Swedenborg (que pretende tudo saber sobre o além), segue-se a Dissertação de 1770, que vale a seu autor a nomeação para o cargo de professor titular (professor "ordinário", como se diz nas universidades alemãs).
Nela, Kant distingue o conhecimento sensível (que abrange as instituições sensíveis) e o conhecimento inteligível (que trata das idéias metafísicas). Em seguida, surgem as...
tracking img