Imigração Alema, Polmerana e Italiana no Espirito Santo

6595 palavras 27 páginas
EEEFM JURACI MACHADO

Pesquisa de História

Washington de Jesus
Fabiana Lopes Claudino Lyrio

2º Modulo EJA

Serra/ES 2014

EEEFM JURACI MACHADO

IMIGRAÇÃO ALEMA, POMERANA E ITALINA NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

Serra/ES 2014
Sumário

Introdução

Buscar informações sobre a imigração alemã, pomerana e italiana em solo espírito-santense não foi muito difícil, embora tenha muitos textos que falam sobre o assunto, muita coisa esta confusa e sem comprovação dos fatos.
Iremos abordar os motivos que levaram esses povos a imigrarem para o Brasil, especialmente para o Espirito Santo, tendo em vista que já havia outras colônias de imigrantes no país.
Muitas foram as dificuldades encontradas por esses povos em terras brasileiras, mas veremos que com muito trabalho duro e pouca ajuda do governo da época, eles conseguiram vencer as dificuldades e prosperaram, tornando-se parte importante da historia do nosso estado.

Colonização alemã no Espírito Santo

Antecedentes
Dizem os historiadores germânicos que a história dos alemães no Brasil começa com a descoberta da terra, pois sem a orientação de Mestre João (Meister Johann), Pedro Álvares Cabral dificilmente teria chegado a este país-continente.
O primeiro alemão, no entanto, que se tornou famoso no Brasil foi o hessiano Hans Staden, que permaneceu aqui de 1548 a 1555. Percorreu não só a costa, mas grande parte do interior do Brasil e quase foi devorado pelos índios, dos quais foi prisioneiro. Sobre isso escreveu um livro de título longo, mas bem sugestivo: “Estória verdadeira e descrição de uma terra de canibais selvagens, nus e ferozes, situada no novo mundo da América, desconhecido na terra de Hesse, antes e após o nascimento de Cristo…” Este livro, conhecido até hoje em sua forma simplificada, tornou famosos o autor e suas façanhas nele descritas, bem como os índios brasileiros e a terra que habitavam.
O primeiro grupo de colonos alemães

Relacionados