Imigrantes digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uso das Tecnologias pelos Imigrantes Digitais

O mundo é divido pelos nativos e os imigrantes digitais, os nativos já nasceram em um mundo submerso pelas novas TICs e os imigrantes são as pessoasque nasceram em um período anterior ou no início do surgimento das novas tecnologias. Os imigrantes digitais, acabam por se adaptar neste mundo, porém ainda encontram algumas dificuldades ou nãopossuem todos os hábitos para sobreviver no mundo digital. Ao contrário dos nativos digitais encaram o mundo digital de maneira diferente: conseguem fazer várias atividades simultâneas com o computador,encaram o mundo "virtual" com uma extensão do mundo "real" conseguem ler diretamente na tela do computador, consideram e confiam na Internet como uma fonte segura de informações. Os nativos constroemos conhecimentos de maneira totalmente diferente dos imigrantes. Imigrantes aprendem de forma linear (começo, meio e fim). Já os nativos, por causa do uso constante da internet e da navegação peloshipertextos, aprendem de forma não linear.
A revolução tecnológica contemporânea, com a qual convivemos, modificou e continua modificando e influenciando o modo de vida das pessoas, e interferediretamente em todos os setores da sociedade. A era digital, segundo Guzzi, transformou os setores da vida individual e da sociedade ao ponto em que ampliou, principalmente, através das redes virtuaiso acesso à informação e diminuiu as barreiras da comunicação, o que possibilitou a globalização. Por outro lado, diante dessas conexões muitos conceitos rapidamente se tornam desatualizados.
Ostermos nativos digitais e imigrantes digitais foram criados por Prensky. Aqueles nascidos depois de 1980, quando iniciava o domínio das tecnologias digitais são chamados “nativos digitais”, conformePalfrey e Gasser . Possuem acesso e habilidades para lidar com as novas tecnologias. Cada vez mais precocemente os jovens e crianças dominam as TICs, desse modo eles interagem através de uma cultura...
tracking img