Imigração estrangeira para a região sul do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA NO SUL DO BRASIL


INTRODUÇÃO


Esse trabalho tem como principal objetivo analisar todos os aspectos das imigrações estrangeiras que aconteceu na Região Sul do Brasil. Mostrando o porquê de todas as imigrações. Destacando detalhadamente o processo de imigração e colonização em todos os estados da Região Sul: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Em1808 com a abertura dos portos foi permitida a entrada de imigrantes estrangeiros, pois até então só podiam os portugueses se fixar no Brasil, só que o número de imigrantes vindos da Europa foi pouquíssimo, pois no campo a mão-de-obra era a escrava e nas cidades quem trabalhavam eram os portugueses, no entanto não tinha trabalho para eles. Esse quadro foi alterado em 1850, com a Lei Euzébio deQueiroz – acabava com o tráfico negreiro no país. Daí o Brasil passou a ser atrativo para os imigrantes, pois tinha a atividade cafeeira, urbano-industrial no sudeste e a posse da terra na região sul, que até então estava pouco povoada.
A necessidade de povoamento na região sul, devido a preocupação que havia por invasões, foi o principal fator que atraiu os imigrantes europeus, principalmenteos portugueses, italianos e alemães. Tornou-se almejado porque os imigrantes ganhavam terras onde era possível plantar diversos produtos agrícolas (policultura), para seu próprio consumo familiar e fundaram colônias de povoamento. Essas colônias cresceram e hoje são cidade bastante conhecidas em todo país, como por exemplo: Porto Alegre e Florianópolis (fundadas pelos portugueses); Joinville eBlumenau (fundada por alemães); Garibaldi e Caxias do Sul (fundada pelos italianos); dentre muitas outras.
Depois da independência do Brasil, os portugueses pouco imigraram. Daí os alemães começaram a imigrar para a região Sul, e foi um importante colonizador da região, teve participação nos três estados onde fundou diversas colônias. Os italinos seguiram os mesmos passos dos alemães,dedicaram-se a criação de colônias em toda região, eles foram muito impontates para a economia, cultura e formação étnica do país.
Enfim o sul do país passava por uma necessidade de colonos por possuir baixa densidade demográfica, os europeus e asiáticos estavam passando por vários problemas, ou seja, com a intensa propaganda feita pelo governo do Brasil e a necessidade dos imigrantes, muitos seinteressaram pelo motivo de trabalhar e outros de cultivar sua terra.


CAPÍTULO I – IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA PARA O SUL DO BRASIL




1. IMIGRAÇÃO NO SUL DO BRASIL




1.1 Início


Com a abertura dos portos, em 1808, foi permitida a entrada de outros imigrantes europeus livres além dos portugueses, até então os únicos ao lado dos escravos, que podiam se fixar no Brasil. Ofluxo de imigrantes livres, porém, foi muito pequeno, já que praticamente não havia empregos que pudessem ser oferecidos a eles. As funções urbanas (comércio, funcionalismo público e serviços em geral) eram exercidas pelos portugueses e seus descendentes, enquanto as atividades econômicas de base agrária ficavam a cargo dos escravos.
Esse quadro começa a se alterar a partir de 1850, com aproibição do tráfico negreiro (Lei Eusébio de Queirós), maior desenvolvimento das atividades cafeeiras e urbano-industriais e facilidade de acesso à posse de terra na região Sul. Associados, esses fatores tornaram o Brasil um pólo de atração para os imigrantes europeus.




1.2 Por que ocorreu a imigração estrangeira para o Sul do Brasil


O grande crescimento da imigraçãoestrangeira para o Brasil deu-se do século passado até o início do atual. Ele é explicado por muitos autores, basicamente por três motivos: para a efetiva ocupação do Sul do país; para o desenvolvimento de uma agricultura voltada ao mercado interno; para a constituição de um mercado de trabalho para a cafeicultura.




1.3 Causas da imigração estrangeira para o Brasil


São...
tracking img