IMFLA

862 palavras 4 páginas
A (IFLA) Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e Instituições está comprometida com os princípios de liberdade de acesso à informação .
Livre acesso, é o nome usado atualmente para um conceito, um movimento e um modelo de negócio, cujo objetivo é prover livre acesso e re-utilização do conhecimento científico na forma de artigos de pesquisas, monografias, dados e materiais relacionados,Logo, o livre acesso é um tópico essencial na agenda de informação da IFLA. Definição de livre acesso.
A IFLA adere à definição de livre acesso usada na Declaração de
Berlim e a usará em comunicação pública e contatos com várias organizações. Uma ênfase clara no tópico acesso
A IFLA reconhece que existe um certo número de objetivos valiosos, além do livre acesso, que dizem respeito ao desenvolvimento do sistema de comunicação científica e acadêmica, tais como:
 Implementar um sistema rigoroso para o controle da qualidade científica;
 Providenciar a preservação a longo prazo da informação de pesquisa;
 Proteger a liberdade contra a censura;
 Oferecer aos usuários serviços eficientes e amigáveis;
 Estimular atividades que apóiem a alfabetização funcional;
 Expandir a banda larga e outras infra-estruturas essenciais que apóiem o sólido acesso à informação.
Como a velocidade e quantidade de publicações de pesquisas em várias formas estão rapidamente se expandindo, o atual modelo predominante de comunicação acadêmica – via assinatura de revistas acadêmicas – é dificilmente sustentável e não atua efetivamente no interesse da comunidade global Há uma crescente insatisfação entre os participantes principais. Os autores estão preocupados porque seus trabalhos não estão sendo vistos por todos os seus colegas, eles não podem obter o reconhecimento global que procuram, e frequentemente continuam, mesmo desnecessariamente, a transferir direitos autorais, os quais

Relacionados

  • filosofia
    5951 palavras | 24 páginas