Imaturidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMATURIDADE INFANTIL

REALIZADO: M. Apolónia Nunes

1. Imaturidade no Desenvolvimento
“Nos primeiros momentos, meses e anos de vida, cada toque, movimento e emoção sentidos por uma criança traduzem-se em explosão a atividade elétrica e química no cérebro, uma vez que bilhões de células estão organizando-se em redes que requerem triliões de sinapses entre si. Nesses primeiros anos dainfância, experiências e interações com os pais, os membros da família e outros adultos influenciam a maneira como a mente de uma criança se desenvolve com o impacto tão grande quanto o de fatores como uma nutrição adequada, boa saúde e água limpa.” (UNICEF. Situação Mundial da Infância 2001- Desenvolvimento Infantil).

1.1 O que é a Imaturidade?
Do latim immaturitate; s.f., qualidade do que é imaturo eincapaz de se reproduzir.
O crescimento e a tendência à progressão constituem o pano de fundo em constante mudança, ao qual o psiquismo da criança deve se adaptar. Este crescimento apresenta duas vertentes:
1) Os processos de maturação
2) Os processos de desenvolvimento
Os processos de maturação – representam o conjunto de fatores internos que presidem o crescimento. Estes fatores pesamconsideravelmente sobre a criança, como por exemplo: a criança procura imitar o pai, os irmãos ou irmãs mais velhos, o professor ou, simplesmente os “grandes”.
Os processos de desenvolvimento - incluem o conjunto de interações entre a criança e o ambiente, podendo os fatores externos desempenhar um papel positivo ou negativo neste crescimento.
Além de todas as constantes interações com oambiente, os processos de maturação não devem ser considerados como processo com um desenrolar regular, harmonioso, em uma progressão sem obstáculos, o que constituiria, de alguma maneira, um hipotético “desenvolvimento normal”. Sendo assim, os conflitos fazem parte inerente do desenvolvimento.
Deste modo, define-se várias linhas de desenvolvimento que representam eixos particulares do crescimento deuma criança: linha de desenvolvimento vai da idade de dependência à autonomia afetiva e às relações de objeto do tipo adulto, linha de desenvolvimento da independência corporal (do aleitamento à alimentação racional ou da incontinência ao controle dos esfíncteres), linha de desenvolvimento do corpo ao brinquedo e do brinquedo ao trabalho, etc.
Como critério de apreciação do patológico entre aslinhas de desenvolvimento, a patologia pode nascer de uma desarmonia de nível maturativo entre estas linhas.
A distinção do normal e do patológico convém mostrar discernimento.
“A desarmonia entre as linhas de desenvolvimento constitui um fator patogênico somente se o desequilíbrio for excessivo no seio de uma personalidade.” Em nenhum caso pode somente a existência de um desequilíbrio sersuficiente para definir a patologia.
Outra situação, que se situa no limite entre o normal e o patológico: é a IMATURIDADE.
A imaturidade relaciona-se habitualmente à organização psicomotora, e à esfera afetiva ou emocional.
* A imaturidade psicomotora remete para a denominação de “debilidade motora”, hoje conhecida por – Disfunção Cerebral Mínima.
* A imaturidade afetiva ou emocionalremete a um conjunto de condutas assinaladas, em particular, pela dificuldade em controlar as emoções, suas intensidade e sua labilidade, a dificuldade em tolerar a frustração, a dependência afetiva, a necessidade de segurança, a sugestionabilidade.

1.2 Imaturidade  Infantil
A imaturidade infantil pode ser entendida como um atraso no desenvolvimento da criança.
A criança nasce, simultaneamente,duas vezes: biológica e socialmente, o que equivale a dizer que a criança, ao nascer, já se encontra inserida numa classe social, num grupo cultural, numa comunidade linguística e que isto será determinante no seu processo de desenvolvimento e na constituição de suas peculiaridades psíquicas e comportamentais.
Os processos de desenvolvimento e de socialização da criança são diversos, exigindo...
tracking img