Imapactos ambientais causados pela tinta na construção civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMAPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA TINTA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

As tintas possuem componentes que podem prejudicar o meio ambiente. Desde sua produção até o descarte do produto ou mesmo da embalagem proporciona riscos, se realizados de forma incorreta ou que não condizem com os princípios da sustentabilidade.
De acordo com os resíduos provenientes do uso das tintas há uma classificação regidapela NBR 10004. Esses podem ser classificados de acordo com seu grau de periculosidade e destinação. As classes que se dirigem direta ou indiretamente ás tintas são:

Classe I – Perigosos: são denominados dessa forma, pois possuem características como periculosidade (risco a saúde pública ou ao meio ambiente), inflamabilidade (que pode entrar em combustão facilmente), reatividade (que pode reagircom outra substância, podendo gerar calor e/ou energia), corrosividade (pode atacar materiais ou organismos, devido a sua acidez ou alcalinidade), toxicidade (que pode causar danos à saúde dos organismos vivos) ou patogenicidade (que apresenta características biológicas infecciosas).
Fazem parte dessa classe as embalagens contaminadas com resíduos de tintas como material impregnado com óleo,resinas e vernizes. A disposição inadequada de embalagens contaminadas pode enquadrar a prática nas sanções legais aplicáveis.


Classe II A – Não perigosos e não inertes: Resíduo que não se enquadra na classificação de resíduos Classe I - Perigosos ou de resíduos Classe II B - Inertes. Possuem propriedades como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Faz parte dessa classeos resíduos de tinta pulverizada.


Para que os resíduos de tinta não sejam destinados de forma incorreta é necessário que sejam realizados os processos de destinação adequados. Assim diminui em grande escala o impacto ambiental provocado tanto pelas indústrias como pelos usuários. Alguns processos de destinação de resíduos são: Co-processamento, aterro industrial, incineração e reciclagem dematerial. O co- processamento consiste no processo no qual o resíduo torna-se matéria-prima ou fornece energia para o processo de fabricação, após ser colocado em forno com combustão controlada. O aterro industrial compreende o local em que os resíduos são confinados em camadas de impermeabilização. A incineração é responsável pela queima controlada de compostos garantindo a degradação térmica doscompostos. Já a reciclagem trata os resíduos a fim de possibilitar a sua reutilização.


Na indústria, o setor de pintura representa um forte potencial de impacto ambiental devido ao emprego de produtos químicos nos procedimentos e uma gera¬ção significativa de resíduos tanto sólidos como líquidos e gasosos
Essas empresas podem auxiliar na diminuição dos impactos ambientais através de mudançasna forma de produção. Assim, menos poluentes serão transmitidos para a atmosfera, haverá baixa contaminação de lençóis freáticos e economia no consumo de água.

Emissões atmosféricas

Compostos Orgânicos Voláteis (VOC): a emissão de compostos orgânicos voláteis, isto é, compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar significativamente eentrar na atmosfera, é resultado de diversos processos, como por exemplo: combustão incompleta; emissões durante todas as etapas do processo de fabricação, especialmente quando realizados em equipamentos abertos; emissões fugitivas de silos de matéria-prima; limpeza de equipamentos; vazamentos de selos, gaxetas e válvulas de tubulações.
O uso de equipamentos fechados durante o processo minimizaa emissão de compostos orgânicos voláteis, sendo recomendável inclusive para reduzir perdas de matéria-prima.

Materiais Particulados: está relacionada, principalmente, aos processos de pesagem de matérias-primas sólidas (pós) e dispersão. Para minimizar a quantidade de material particulado em suspensão, pode-se tomar algumas medidas, tais como, enclausuramento da etapa do processo e...
tracking img