Imagine que uma pessoa, ao informar a outra sobre o falecimento de um conhecido, diga: “O Osvaldo descansou dessa vida...”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 26 (6342 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLURALIDADE CULTURAL.
Pluralidade cultural diz respeito a diferenças de cor, raça, costumes; diferença de religião, diferenças sociais e econômicas.
Multiculturalismo refere-se á várias culturas presentes num pais ou cidade, às vezes divididas geograficamente.
A pluralidade cultural presente no Brasil ou em outros países deve ser respeitada e valorizada, sem diminuir a importância de nenhumacultura.
O tema da pluralidade cultural no Brasil tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 10.1é um tema que foi evitado por muito tempo. Este volume expõe detalhadamente os aspectos mais importantes do tema. Vejamos alguns destes aspectos:
O que è pluralidade cultural:
Conforme os PCNs a pluralidade cultural

“diz respeito ao conhecimento e à valorização das característicasétnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal” (Parâmetros Curriculares Nacionais vol.10.1, 1997 PG 19).Porque deve ser abordado o tema da pluralidade cultural? (justificativa)
Deve-se enfrentar o conceito de que o Brasil é um país homogêneo e sem diferenças. Este tema foi evitado por muito tempo, mas a discriminação étnica e cultural nas escolas e nos ambientes sociais existe.
Como pode ser tratado o pluralismo cultural e quais são as medidas necessárias a serem tomadas para enfrentar o preconceito.O primeiro principio é a ética. A partir da ética começa-se a ter respeito pela diversidade. Deve-se entender que cada um tem sua opinião sobre o preconceito.
Outro caminho para superar-se o preconceito a respeito das diferenças culturais e étnicas é o conhecimento. Conhecer a origem verdadeira do povo brasileiro, as extensões geográficas, conhecimentos sociológico etc.

Segundo os PCNs:“Leve-se em consideração a diversidade cultural do território brasileiro.” “Convivem hoje no território nacional cerca de 206 etnias indígenas, guardando, cada uma delas, identidade própria, representando, em si, riquíssima diversidade sociocultural, além de uma imensa população formada pelos descendentes dos povos africanos e um grupo igualmente numeroso de imigrantes e descendentes de povosoriginários de diferentes continentes, de diferentes tradições culturais e de diferentes religiões. A própria dificuldade de categorização dos grupos que vieram para o Brasil, formando sua população, é indicativo da diversidade. ” (Parâmetros Curriculares Nacionais vol.10.1, 1997 PG 24.)

Podemos denominar esta junção de varias culturas como um mosaico cultural presente no território brasileiro e paraaprender a conviver com esta situação, devemos lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rico para todos nós.


Pluralidade Cultural
É a diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caipira, caiçara... aborda também a existência do preconceito ao longo da história,discriminação e exclusão social que impedem brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
No Brasil a situação é ainda mais complexa devido à afirmação de que todo brasileiro é fruto de um intenso processo de miscigenação que resultou num país diversificado e culturalmente harmônico. Porém, as relações cotidianas mostram situações preconceituosas, discriminatórias e racistas contra mulheres,índios, homossexuais, afrodescendentes, crença, etc. em diversos segmentos da sociedade.
As formas de discriminação e preconceito entre manifestações culturais são muitas, mas todas têm uma característica comum: o não reconhecimento do outro como igualmente humano e com o direito de ser diferente.
Enfim, discutir o tema "pluralidade cultural" significa colocar em questão: por que nós,...
tracking img