Imagens tc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O universo das imagens técnicas – Vilém Flusser

1. ABSTRAIR
1. Somos testemunhas, colaboradores e vítimas da revolução cultural cujo âmbito apenas adivinhamos. Um dos sintomas dessa revolução é a emergência das imagens técnicas em nosso torno. Fotografias, filmes, imagens de TV, de vídeo e dos terminais de computador assumem papel de portadores de informação outrora desempenhado portextos lineares. Não mais vivenciamos, conhecemos e valorizamos o mundo graças as linhas escritas, mas agora graças a superfícies imaginadas.

2. O mundo não se apresenta mais enquanto linha, processo, acontecimento, mas enquanto plano, cena, contexto – como era o caso na pré história e como ainda é o caso para iletrados.

3. As novas imagens não ocupam o mesmo nível ontológico das imagenstradicionais, porque são fenômenos sem paralelo no passado. As imagens tradicionais são superfícies abstraídas de volumes, enquanto as imagens técnicas são superfícies construídas com pontos.

4. Os objetos abstratos que surgem em torno do homem podem ser modificados, “resolvidos” (“objeto” e “problema” são sinônimos). A circunstancia abstrata, objetiva, problemática, pode ser informada eresultará em Vênus de Nillendorf, em faca de sílex, em cultura. A manipulação é o gesto primordial, graças a ele o homem abstrai o tempo do mundo concreto e transforma a si próprio em ente abstraidor, isto é, em homem propriamente dito.

5. O homem pode agir em função das imagens (magia). Dezenas de milênios se passaram até que tivéssemos aprendido a tornar transparentes as imagens, aexplica-las, a arrancar com os dedos os elementos da superfície das imagens e alinhá-los a fim de contá-los; até que tivéssemos aprendido a rasgar o tecido do contexto imaginado e a enfiar os elementos sobre as linhas, a tornar cenas contáveis (nos dois sentidos do termo), a desenrolar e desenvolver as cenas em processos, vale dizer, a escrever textos e a conceber o imaginado. Consequentemente, aconceituação é o terceiro gesto abstraidor (abstrai a largura da superfície); graças a ele o homem transforma a si próprio em homem histórico, em ator que concebe o imaginado.

6. Os textos representam cenas imaginadas assim como cenas representam a circunstância palpável. O universo mediado pelos textos, tal universo contável, é ordenado conforme os fios do texto.

7. O propósito de toda abstraçãoé o de tomar distância do concreto para poder agarrá-lo melhor.

8. A imagem tradicional é produzida por gesto que abstrai a profundidade da circunstância, isto é, por gesto que vai do concreto rumo ao abstrato. A tecno imagem é produzida por gesto que reagrupa pontos para formarem superfícies, isto é, por gesto que vai do abstrato rumo ao concreto.

9. E como o gesto produtor conferesignificado à imagem, o modelo sugere que o significado das imagens tradicionais é o oposto do significado das tecno imagens.

2. CONCRETIZAR
1. As imagens técnicas são tentativas de juntar os elementos pontuais em nosso torno e em nossa consciência de modo a formarem superfícies e destarte taparem os intervalos. Tentativas para transferir os fótons, elétrons e bits de informação para umaimagem.

2. Nada adianta perguntar se as imagens técnicas são fictícias, mas apenas o quanto são prováveis. E quanto menos prováveis são, tanto mais se mostram informativas.

3. Os aparelhos são programados para transformar possibilidades invisíveis em probabilidades visíveis. Em outros termos: os aparelhos contêm programas que se opõem à tendência universal rumo à entropia. Isto aconteceporque os aparelhos são produtos humanos e o homem é ente engajado contra a estúpida tendência do universo a desinformar-se.

4. O homem é ente que, desde que estendeu a sua mão contra o mundo, procura preservar as informações herdadas e adquiridas, e ainda criar informações novas. Esta é sua resposta à “morte térmica”, ou, mais exatamente, à morte.

5. “Informar!” é a resposta que o...
tracking img