Imagens do corpo “educado”: um olhar sobre a ginástica no século xix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcelo Skowronski

Resenha sobre o texto de Carmen Lúcia Soares
Imagens do corpo “educado”: um olhar sobre a ginástica no século XIX


A ginástica era vista como uma forma capaz depotencializar as ações dos gestos, bem como ensinar as pessoas a internalizar uma noção de economia de tempo, de gasto de energia e de cultivo à saúde, sendo estes alguns princípios organizadores docotidiano daquela época. Ainda neste sentido, a realização de métodos ginásticos podia ser compreendida como um instrumento de divulgação de preceitos e normas, de modos de comportamento, sendo estes algunsmecanismos necessários para a constituição e regulação da consciência.
O corpo era visto com um objeto de conhecimento e de intervenção, é algo dominável, é mensurável, é construção humana egarantia de reprodução de mercadorias. A ginástica surge então para construir um corpo revestido milimetricamente, cujo porte deveria exibir simetrias nunca vistas. Ciência e técnica parecem sempre tercontribuído para classificar a ginástica como um instrumento de aquisição de saúde, de formação estética e de treinamento do soldado. Ainda neste sentido, auxiliam na revelação da ginástica como aprotagonista do que é racional, experimentado e explicado.
A constante prática desta atividade em países europeus acabou por originar o Movimento Ginástico Europeu (início do que hoje se definecomo Educação Física), o qual estava diretamente ligado com atividades lúdicas como festas de rua, circo, exercícios militares, entre outras ações que envolviam a diversão do público. Entretanto, paraa ginástica ser afirmada como auxiliadora na educação dos indivíduos, deveria necessariamente romper seus laços com a diversão, ou seja, o lúdico não era aceito pela comunidade científica no séculoXIX, tendo em vista que um dos objetivos ginásticos era alcançar uma certa economia no consumo de energia, fato não observado em apresentações circenses, por exemplo.
Por outro lado, como parte...
tracking img