imagens de satelites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Nas imagens se observam nuvens de chuva (em verde na imagem satélite) no Sul do Brasil, associadas ao deslocamento de uma frente fria.  Em Santa Catarina, céu encoberto com chuva fraca amoderada na maioria das regiões. Temperatura amena, 20°C em Florianópolis, Navegantes e em Joinville, 16ºC em Criciúma, 13ºC em Chapecó e 8ºC em São Joaquim. No Centro e Sudeste do Brasil, céu claro ou compoucas nuvens, devido a um sistema de alta pressão (massa de ar frio). 
Gilsânia Cruz - Meteorologista
 

As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens. O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar. 
O branco e cinza estão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas àsuperfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco. 
O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como osaltocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamentointenso. 
O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa. 
No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem egrande a chance de ocorrência de granizo e temporal.


Descrição: 

As cheias do meio-oeste, de 1993, são melhor vistas e entendidas do ponto de vista de um satélite. Estas imagens de Saint Louis,antes e durante a cheia, ilustram como o Sensoriamento Remoto pode ser usado para avaliar mudanças e ajudar no planejamento de emergências e esforços de mitigação.

Palavras-chave: Fotografiaaérea, sensoriamento remoto, geografia, cartografia, geoprocessamento, mapeamento, mapas, geotecnologias, imagem de satélite.

Fonte: http://www.labgis.uerj.br








Fotos de satélite...
tracking img