Imagens de candido portinari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMAGENS CANDIDO PORTINARI




[pic] [pic] [pic]

[pic] [pic] [pic]

[pic] [pic] [pic]

[pic] [pic] [pic]


[pic] [pic]







CANDIDO PORTINARI

    Aindaque amplamente reconhecido no País, Portinari também encontrou críticos e conhecedores de arte dispostos a contestar a justiça da posição alcançada pelo artista. Acusado de desenvolver uma estéticade tons fascistas por uns e de adotar um tom excessivamente engajado de "artista de esquerda" por outros ou de apenas reinterpretar o cubismo de Picasso sem desenvolver um estilo próprio, o pintorsobrevive aos seus possíveis pontos fracos, assim como ao próprio mito.
    Na edição de 23 de junho de 1993 da revista Veja, o crítico de arte e editor da revista Novos Estudos (Cebrap), RodrigoNaves, dedicou duas páginas à tese de que o artista não conseguia libertar-se de um estilo marcadamente sentimental e não resistia a apelar para as emoções derramadas, ainda que socialmente inócuas,com o intuito de obter ampla difusão e reconhecimento, por meio do que chama de "empatia áspera":
"Diante desses trabalhos é praticamente impossível evitar uma resposta de ordem sentimental. Elesprovocam, de maneira irremediável, piedade, indignação, tristeza, sensações de desolação ou revolta. E aqui começam os problemas. Nada contra afetos e sentimentos. (...) A questão é que, por suassoluções pictóricas, o trabalho de Portinari tende a nos devolver sempre a um âmbito estritamente pessoal, em que confirmamos de modo reiterado nossas crenças e opiniões e mantemos uma intimidade imuneaos desafios daquilo que é novo e imprevisto. E aí os sentimentos tendem ao sentimentalismo."
    O polêmico ponto de vista prossegue, discutindo a eficácia do discurso político-visual dePortinari, um constante simpatizante da esquerda que se filiou ao PCB em 1945:
"(...) Essa violência que não violenta, que nos põe ao abrigo de seus efeitos - como se isso fosse possível - tem...
tracking img