Imagens 2d do tipo qr code

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Interatividade com o uso de novas tecnologias
Imagens 2D do tipo QR CODE

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba / IFPB

Marques, J. A. Q.; Mota, M. F.


 A interatividade e o uso de novas tecnologias desencadeiam diferentes abordagens de troca de informações, proporcionando maior objetividade na comunicação entre as pessoas. Neste trabalho é apresentado asdenições sobre imagens Bidimensionais para relacionar o método de codicação de imagens 2D do tipo QR CODE. Utilizando uma base teórica de interatividade e através de um aplicativo de reconhecimento automático da imagem, será analisada a propagação de qualquer informação através de softwares disponibilizados em links de códigos abertos. A utilização de diferentes imagens 2D nos atuais meio de comunicaçãogeram maior interatividade entre as pessoas. A busca por novos métodos interativos de comunicação consiste em mais uma ideia inovadora que está além da capacidade dos algoritmos de codicação e decodicação envolvidos atualmente no processo.

Resumo

zenamento de informação aproximadamente igual a 2122 bytes/in Estes

2

[LEGG, 2011].
cuja pode utilização chegar para é até gratuita, aos7.089 os armazenam caracteres utilizadores, que

códigos,

informação numéricos,

servem

reencaminhar

(por exemplo,

a um endereço de Internet) através de

um programa/aplicação que pode estar instalado/a em um Smartphone (isto para 99,9% dos casos) ou em um PC. Geralmente a interatividade é utilizada através das câmaras fotográcas, webcams ou scanners para ler os códigos, eposteriormente, abrir o endereço que está associado ao código. Nessa leitura o código é convertido em um pedaço de texto (interativo) utilizado em anúncios publicitários, videoclipes e uma série de outras situações.

1 Introdução
Em paralelo a crescente inovação tecnológica, observa-se uma grande explosão do uso de técnicas e métodos virtuais de interatividade. Esta que outrora caminhava de modoindependente vem paulatinamente apropriando-se das novas ferramentas de comunicação, visando acompanhar a nova realidade, em que linguagens, culturas e hábitos estão se modicando em função da tênue fronteira entre o virtual e o real [MANDEL, 1997]. Este trabalho discute desde a concepção, construção e avaliação de imagens bidimensionais, também conhecidas como imagens 2D, enfatizando o tipo QRCode. Com conceitos e princípios para as implementações das imagens 2D geradas a partir de aplicativos gratuitos disponíveis. Existem muitos padrões de códigos de barra 2D preto e branco em uso comercial.No padrão QR Code normalmente um quadrado preto (um símbolo 2D) é equivalente ao bit de valor 1. Possuem densidade máxima de arma1

2 Imagem Bidimensional
Sendo a resolução da imagem bidimensionalnão proporcional à resolução impressa não é possível estabelecer uma equivalência entre os pontos da imagem original e os pontos da imagem impressa. A Figura 1 apresenta um exemplo do padrão comercial do código de barra 2D utilizado neste trabalho: QR CODE. Pois para ler esse tipo de código utilizam-se câmeras de baixa resolução como às de aparelhos de telefonia celular. Este exemplo, o códigorefere-se a frase Processamento Digital de Sinais.

Considerando o Smartphone como dispositivo de leitura, é possível armazenar mais informação, devido à maior resolução, permitindo que os símbolos 2D possam ocupar uma área menor e ainda apresentar níveis de distorção aceitáveis.

3.1 Linguagem de Programação
O algoritmo geral para gerar um QR Code segue os seguintes passos:


Figura 1:Código de Barra 2D.

Transformar a string de entrada em uma sequência de bits. Esses bits são agrupados em palavras (words) que podem ser representadas como inteiros.

3 Algoritmo QR CODE
O código QR (Quick


é usado no gerenciamento

Calcular o código de correção de erros, a partir das palavras obtidas da string de entrada.

Response )

de informações em diferentes ramos de...
tracking img