Ima permanente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Magnetismo é a parte da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros que ocorre com materiais eletricamente carregados.
A primeira referência conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras é a de Tales de Mileto. Em uma de suas viagens a Ásia (na época província da Grécia) para Magnésia (nome daregião da Ásia) constatou que pequenas pedrinas estavam sendo atraídas na ponta de ferro do seu cajado. Então estudou tal fenômeno e descobriu o magnetismo e a eletricidade.
A maneira para determinar se um material é magnético ou não é colocá-lo sobre a influência de um campo magnético (campo criado pelo movimento de cargas elétricas). Se aparecerem forças ou torques, se trata de umasubstância magnética. Isso é verdadeiro para todas as substâncias, mas em algumas o efeito é bem mais evidenciado, e essas são chamadas de magnéticas.
As propriedades magnéticas não estão limitadas unicamente as substâncias ferromagnéticas, elas se apresentam em todas as substâncias, embora em menor escala. Nesta categoria, entram dois tipos de substâncias: as paramagnéticas e as diamagnéticas.Para classificar as substancias precisamos de conceitos que as definem e assim temos vários como a curva de histerese, o ponto de Curie bem como a permeabilidade magnética.
Este trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades magnéticas como um todo abrangendo desde as partes mais básicas da física ate os efeitos que o magnetismo causa aos materiais e como eles são classificados.MAGNETISMO


O magnetismo começou a ser descoberto pelo homem ainda na antiguidade, e leva esse nome por causa da região onde foram encontradas pedras que tinham o poder de atrair outras pedras e também pequenos pedaços de um metal, o ferro. Essa região chama-se Magnésia e fica na Ásia menor.
O magnetismo é natural de uma pedra chamadamagnetita, hoje mais conhecida como imã. Mas além desta forma espontânea de magnetismo, existe outra forma de se gerar um campo magnético. Essa forma é através da corrente elétrica.


PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DOS MATERIAIS


O magnetismo é um fenômeno pelo qual os materiais exercem forças (de atração e repulsão) uns sobre os outros, contudo, a maioria dos elementos e materiais não exibeessa propriedade. O ferro, alguns aços e a magnetita, compostos intermetálicos de samário e cobalto, assim como ligas de neodímio, ferro e boro são exemplos de materiais comuns que apresentam magnetismo.
Muitos dos equipamentos e dispositivos modernos dependem do magnetismo e dos materiais magnéticos: geradores e transformadores de eletricidade, motores elétricos, rádio, televisão, telefone ecomputadores.


CONCEITOS BÁSICOS


• Forças magnéticas aparecem quando partículas eletricamente carregadas (não neutras) se movimentam.
• As linhas de força saem do pólo norte em direção ao pólo sul.
• Os dipolos magnéticos são análogos aos dipolos elétricos e podem ser imaginados como pequenas barras compostas de pólo norte e sul.
• Omomento magnético é um vetor, que em presença de um campo magnético, relaciona-se com o torque de alienação de ambos os vetores no ponto no qual se situa o elemento. O vetor de campo magnético a utilizar-se é o B (tesla).
• Um campo magnético H é gerado pela passagem de uma corrente i por uma espira cilíndrica de comprimento l e contendo N voltas. O campo magnético é medido em termos de fluxomagnético no vácuo Bº (Wb/m²).
[pic]
Vários parâmetros podem ser utilizados para descrever as propriedades magnéticas de um material.


PERMEABILIDADE MAGNÉTICA (μ)


Está relacionada com a intensidade de magnetização, esta varia em função da intensidade do campo aplicado. As permeabilidades medem a facilidade com que um campo magnético B pode ser introduzido em um...
tracking img