Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ILUMINISMO E A PASSAGEM DA EXPLICAÇÃO RELIGIOSA PARA A CIENTÍFICA: O DESENCANTAMENTO DO MUNDO

Para se compreender o ILUMINISMO, é importante saber que ele surgiu a partir de um processo de transformações que se desenvolveu ao longo de alguns séculos. FEUDALISMO: Sociedade formada por: →CLERO: os que rezavam. →NOBREZA: os que lutavam. →SERVOS: os que trabalhavam. * Nascer em cada um dessessegmentos era tido como resultado da vontade de DEUS. Poder da Igreja Católica = TEOCENTRISMO (Deus era o centro do universo) Igreja controlava o SABER. Substituição do TEOCENTRISMO ANTROPOCENTRISMO. medieval pelo moderno

Valorização do HOMEM que passa a ser considerado o centro do universo. RENASCIMENTO (Século XV – Século XVI) * Movimento que se concentra principalmente na Itália.ANTROPOCENTRISMO = o HOMEM assume o papel de agente transformador do mundo. Propagam-se as idéias de: → Individualismo - Conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado.; → Racionalismo - corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins em nome deinteresses coletivos; → Ceticismo - doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade, o que implica uma condição intelectual de questionamento permanente e na inadmissão da existência de fenômenos metafísicos, religiosos e dogmas.

Valorização da CIÊNCIA e da RAZÃO, em detrimento da religião. Influência nas ARTES. Interesse pela NATUREZA e pelo CORPO. Nocampo da MEDICINA ampliaram-se os conhecimentos sobre ANATOMIA com a prática de dissecação de cadáveres humanos (antes proibida pela Igreja). LEONARDO DA VINCI (1452 –– 1519): pintor, escultor,escultor, cientista, engenheiro,físico, escritor, etc. Estudos e manuscritos científicos; ILUMINISMO * Grande repercussão na França; Segunda fase do movimento renascentista. Crença absoluta na razão humana.DESCOBERTAS CIENTÍFICAS Conhecimento / Liberdade / Livre-arbítrio. Século XVIII = Século das Luzes ILUMINISMO: levar luz, CONHECIMENTO, onde antes havia escuridão, IGNORÂNCIA. Secularização da CIÊNCIA: abandono da dimensão religiosa presente no saber medieval = separação entre razão e fé. Criação da Enciclopédia - síntese do conhecimento científico.

REVOLUÇÃO CIENTÍFICA: substituição da teoriageocêntrica (aceita durante mais de 20 séculos) pela teoria heliocêntrica. Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar. O monge Nicolau Copérnico (1473 – 1543) foi o primeiro a publicar uma obra que propunha a teoria heliocêntrica, mas não a defendeu, tendo em vista a Inquisição. Galileu Galileu (1564 -1642): Cientista italiano quefoi perseguido política e religiosamente por defender o heliocentrismo. Condenado pela Inquisição, ele precisou negar publicamente suas idéias e após isso foi confinado à prisão domiciliar.

CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO Movimento intelectual marcado pelo RACIONALISMO e pela POSTURA CRÍTICA. A RAZÃO era considerada a explicação para todas as coisas. O PROGRESSO era tomado como resultado doconhecimento e da ciência. LAICIDADE (não-religiosidade). INDIVIDUALISMO baseado na noção de igualdade natural dos indivíduos. Conceito de NATUREZA de orientação mecanicista e científica: fundamentada em leis gerais. Natureza como base da realidade. CONFLITOS FÉ X CIÊNCIA Século XIX – o mundo já havia mudado bastante desde a Idade Média, no entanto a teoria da evolução proposta por Darwin (1809 –1882) que demonstra a origem do homem a partir de primatas foi considerada heresia pela Igreja Católica (a Bíblia afirma que o homem foi criado diretamente por Deus, à sua imagem e semelhança) e durante anos não pôde ser ensinada nas escolas.

SÉCULO XXI: Muitos ainda são os conflitos entre a religião e a ciência: aborto, uso de preservativos, homossexualidade etc.

A construção social do saber...
tracking img