Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O iluminismo foi um movimento filosófico que ocorreu na Europa. Seu objetivo era disseminar o conhecimento através da razão. A obra dos filósofos iluministas, em seu conjunto, apresentava algumascaracterísticas. Mantinha-se a crença no futuro e uma visão positiva da humanidade - em outras palavras, os iluministas acreditavam no progresso contínuo do ser humano. A fonte de todo o progresso e daliberdade individual are a razão, guia para a compreensão do mundo e das relações sociais, única forma para se livrar da ignorância. Nesse sentido, muitos iluministas se opunham aos dogmas da igreja, àtradição e ao fanatismo.
Os ideais iluministas se espalharam por vários países da Europa, mas foi na França, dominada pelo seu antigo regime que eles mais se difundiram. Alguns exemplos:
MONTESQUIEU:Principal teórico do liberalismo político. Defende a tese da separação dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. Suas idéias se espalhavam pela Revolução.
ROUSSEAU: Expoente dos estudos dademocracia moderna, espalhou o pensamento baseado na idéia do "contrato", que garantia os direitos individuais pelo estado, como uma organização política que expressaria a vontade geral da populaçãoobre os indivíduos, sem pivilégio de classe. Sua influência foi grande durante a Revolução Francesa.
VOLTAIRE: Defende a liberdade de pensamentos a da igualdade de direitos. Criticou a igreja e osprivilégios do clero, manifestando-se contra todas as formas de expressão.
DENIS DIDEROT E JEAN D'ALEMBERT: Foram os responsáveis pela enciclopédia, obra que pretendia reunir todo o conhecimento existente noperíodo. Esse trabalho contribuiu para divulgar as idéias iluministas.
BUFFON: Geógrafo iluminista que desenvolveu a tese de que o ambiente influenciava na formação cultural. Fazendo oposição entreambientes evoluído ou primitivo. " Luzes na Economia ".
Na economia, os pensadores iluministas desenvolveram duas escolas de pensamento econômico: escola fisiocrata e escola clássica. Os objetivos...
tracking img